Inscrição Manhã
8 HORAS
Socialização de práticas
de desemparedamento da escola
EMEB Alvarina Barbosa Martins
Tema: Meu mundo lá fora
Ementa: A socialização será fundamentada no Projeto Institucional "Meu mundo lá fora", utilizando conteúdos e estratégias que possam atravessar os muros desta realidade e inspirar outras unidades escolares. Conversaremos e realizaremos propostas com os quatro elementos da natureza: terra, ar, fogo e água, apoiados na observação, exploração, criação e investigação, no espaço do Bosque Hermindo Rossi, o nosso "bosquinho". Venham trocar experiências conosco num espaço privilegiado e inspirador.
Orientações: Recomendamos o uso de roupas e calçados confortáveis, filtro solar e repelente de insetos. Levar garrafa de água.
EMEB Amélia Lima Lopes
Tema: Curiosos por natureza
Ementa: A nossa proposta de socialização consiste em compartilhar as experiências de aprendizagem que contemplam o processo investigativo das crianças e sua autonomia, a partir da ambiência dos espaços escolares. Se você deseja conhecer novas ideias e propostas de Desemparedamento da Escola, venha para nossa socialização, pois apresentaremos uma breve retrospectiva do nosso projeto institucional em formato de estações, vivenciando as atividades desenvolvidas com as crianças e o papel do educador como mediador do processo. Ficou CURIOSO? Convidamos você a interagir conosco e descobrir os encantos do brincar com e na NATUREZA.
EMEB dos Sonhos Prof. Anézio de Oliveira
Tema: Eu e meus sentimentos: uma prática que incorpora a contemplação e respeito à natureza!
Ementa: Como falar, lidar e oportunizar às crianças pequenas momentos para falarem de seus sentimentos e emoções? O nosso amigo Monstro das Cores veio até a nossa escola para ser parceiro delas e ensiná-las sobre alguns sentimentos e o que fazer, principalmente quando estamos confusos, com raiva ou tristes. Venha refletir conosco sobre uma prática que, utilizando a contemplação e respeito à natureza, oferece aos nossos pequenos a oportunidade de reconhecer e enfrentar suas emoções e sentimentos e ainda reconhecer e lidar com as emoções do outro, fortalecendo laços de confiança entre nós educadores e crianças.
Orientações: Recomendamos o uso de roupas e calçados confortáveis.
EMEB Profª Angela Rinaldi Bagne
Tema: Pensando um espaço de referência para a construção da autonomia e identidade da criança
Ementa: O espaço precisa ser entendido como parte integrante do currículo escolar, pois revela concepções da infância, da criança, do ensino e das aprendizagens que acontecem dentro da escola. Assim, o espaço da "amarelinha" da nossa escola foi repensado a partir das necessidades e características de crianças bem pequenas, a fim de propiciar a elas situações onde os seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento sejam garantidos diariamente. Um espaço que permita às crianças conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se! No nosso encontro, conversaremos sobre o percurso para a transformação desse espaço: envolvimento da equipe e crianças, aprendizagens e obstáculos. Traga seu olhar curioso para conhecer mais de perto nossa prática e vivencie com todos os sentidos o nosso novo espaço da "amarelinha".
EMEB Profª Anna Pontes Chagas
Tema: Expressando nossas emoções pela Arte
Ementa: Na atualidade e, principalmente, após a pandemia de Covid-19, observamos a importância do manejo das emoções de forma a contribuir para uma educação socioemocional que atenda as situações desafiadoras do século XXI, auxiliando também no desenvolvimento da saúde mental e estabilidade emocional. Convidamos os educadores de Jundiaí a participarem de uma vivência que une “Arte, Natureza e Emoções”, certos de que a natureza é uma fonte valiosa de bem-estar emocional, podendo promover sentimentos de calma, admiração e que o fazer artístico nos remete aos nossos próprios sentimentos, tornando-nos mais sensíveis às emoções dos outros e contribuindo para o desenvolvimento da empatia.
EMEB Profª Anna Rita Alves Ludke
Tema: O segredo de um espaço de aprender, ensinar e encantar!
Ementa: Você terá a oportunidade de conhecer a nossa escola, como ela funciona em seu dia a dia e explorar os diferentes espaços internos e externos, assim como todo o seu entorno escolar. Apresentaremos as diversas propostas realizadas por meio do desemparedamento: na horta, no trabalho por rotações, na parceria com a ONG Sol, nas atividades na quadra, nos espaços externos e também com a Banca dos Sonhos! Além disso, poderão conhecer o trabalho da Gestão, capitães a postos no processo de escuta, observação, e adequação das práticas da escola, assim como o processo de monitoramento, avaliação e reajustes com toda a equipe escolar.
Nossa escola estará de braços abertos esperando por você! Será um prazer tê-lo conosco!
EMEB Antonino Messina
Tema: O meu oi atravessa fronteiras - My hello crosses frontier
Ementa: Socialização da prática pedagógica que partiu das ideias e contextos estudados com a formação da professora Silvia Juhas: a equipe iniciou um trabalho pontual sobre produção de texto com práticas de escrita em contexto e destinatário reais, atividades desenvolvidas inicialmente como etapas do Projeto Institucional. Nos anos seguintes, a ideia e os conteúdos foram ampliados e hoje é um trabalho desenvolvido por todas as turmas como atividade permanente. Faremos a apresentação do projeto contemplando o conhecimento específico do gênero carta em Língua Inglesa e Língua Portuguesa, que teve como uma das etapas a elaboração e entrega de cartas com mensagens bilíngues de acolhimento entre os próprios estudantes e entre os estudantes e a comunidade. Destacamos também o conhecimento linguístico da Língua Inglesa para a realização da atividade escolar a ser apresentada.
EMEB Prof. Antonio Adelino Marques da Silva Brandão
Tema: Arte Orgânica
Ementa: Esta proposta propicia aos educadores a vivência de uma prática educativa como uma das ações do Programa Voa Pé e a elaboração de exposição ao ar livre. Além disso, fomenta reflexões sobre como proporcionar aos estudantes a exploração de múltiplas culturas visuais, dialogar com as diferenças e conhecer outros espaços e possibilidades inventivas e expressivas, ampliando os limites escolares, criando novas formas de interação da natureza como suporte no processo de ensino e aprendizagem, partindo do fazer artístico com materiais orgânicos. Suas etapas compreendem a coleta e pesquisa sobre suas materialidades, por meio das quais os estudantes podem ampliar sua produção cultural, sejam elas concretas ou simbólicas. Venha conhecer nosso projeto!
Orientações: Recomendamos o uso de roupas e calçados confortáveis, boné, filtro solar, repelente e que os participantes levem garrafa com água.
EMEB Antonio Brunholi Netto
Tema: Meu pé de pitanga: um espaço de experimentações e descobertas!
Ementa: O trabalho que será apresentado é uma etapa do nosso Projeto Institucional "Natureza em obra: reavivando nossos espaços". Compreendemos que os espaços da escola devem atuar como elemento educador, estimulando a criatividade e favorecendo as interações e brincadeiras. Um espaço dinâmico, vivo, exploratório e acessível a todos, que garante a ampliação das experiências, potencializa as interações e possibilita as mais variadas criações, auxiliando a criança em seu processo contínuo. Neste dia, conversaremos sobre o nosso projeto e vivenciaremos uma proposta artística com o elemento da natureza TERRA. Será um dia muito especial em que poderemos compartilhar nossos saberes.
Orientações: Recomendamos o uso de roupas e calçados confortáveis.
EMEB Antonio de Pádua Giaretta
Tema: Sustentabilidade, saúde e responsabilidade
Ementa: Um convite para se conectar à natureza com experiências simples que potencializam o nosso "EU natural". Compartilharemos um projeto que surgiu por meio de situações reais, oportunizando vivências, exploração dos diferentes espaços, demonstrando como é possível desenvolver um trabalho de forma interdisciplinar com o desemparedamento, visando a saúde, a sustentabilidade e a responsabilidade, a participação da comunidade e a consciência do fortalecimento do vínculo com a natureza.
Orientações: Recomendamos o uso de roupas e calçados confortáveis.
EMEB Antonio Loureiro
Tema: A escola e seus habitantes
Ementa: Nessa socialização, as participantes irão vivenciar os passos realizados pelas crianças de grupo de 3º ano na busca de interação entre eles e o meio, usando o espaço natural da escola como potencializador de descobertas, desafios, aventuras e investigação sobre os seres vivos que habitam a escola e a tornam um espaço maior que o "visível" apenas com os olhos.
Orientações: Recomendamos o uso de calçados baixos e confortáveis
EMEB Profª Aparecida Bernardi do Amaral
Tema: Comidinhas com elementos da natureza
Ementa: As crianças precisam brincar! É direito delas, faz parte da essência de uma infância bem vivida. Cabe-nos questionar: Tal direito está sendo garantido na escola das infâncias? Como nossas crianças estão brincando? Onde brincam? Considerando tais prerrogativas, o projeto tem como objetivo promover o brincar com e na natureza, com a intencionalidade de garantir os direitos e os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento preconizados para essa faixa etária. No nosso encontro haverá a socialização de quais foram as experiências das crianças, as aprendizagens conquistadas e os participantes terão a oportunidade de viver a experiência de brincar com e na natureza. Ao final, todos receberão o QR Code do livro produzido pelas crianças. Venha conhecer nosso projeto! Esperamos você!
Orientações: Recomendamos o uso de protetor solar e roupa confortável.
EMEB Aparecida Merino Elias
Tema: Tampinha Animal
Ementa: Pensando na questão da responsabilidade social e sabendo que existe a possibilidade de “transformar” tampinhas plásticas em ração para os animais da escola por meio de uma parceria com cooperativas e empresas que utilizem o plástico reciclável, surgiu a ideia de arrecadar um resíduo que as famílias costumam jogar no lixo, otimizando seu destino e proporcionando uma folga na receita da APM quanto à alimentação das coelhas, tartarugas e gatos da escola. O projeto "Tampinha animal" está conseguindo unir a comunidade escolar e alguns estabelecimentos do bairro a realizarem ações sustentáveis.
EMEB Aparecido Garcia
Tema: Crianças do Brasil: um encontro entre culturas
Ementa: O projeto promoveu o intercâmbio cultural entre estudantes da EMEB Aparecido Garcia e o Colégio Salvatoriano de Videiras – SC, para o desenvolvimento de um trabalho interdisciplinar nas áreas de Língua Portuguesa, Ciências, Geografia e História. Os estudantes apresentaram as suas cidades, destacando a geografia, a história e o que mais as pesquisas revelaram de interessante de cada cidade. Foram utilizadas diferentes ferramentas tecnológicas para as pesquisas, a integração, a produção de textos e vídeos. O trabalho de campo nos espaços educativos da cidade garantiu o desemparedamento como ação educativa qualificada.
Venha conhecer esse incrível projeto, no qual as diferenças culturais se tornaram o elo de ligação de uma educação para a paz.
EMEB Profª Arcina Aparecida Nogueira Barboza
Tema: Brincadeira de rua
Ementa: Desemparedar a escola é permitir que as crianças possam brincar livremente e construam relações saudáveis com seus pares, em seus territórios, acompanhadas da natureza e de boas práticas de respeito e urbanidade. O desemparedamento é necessário em todas as faixas etárias, principalmente na Educação Infantil I, quando se inicia a construção do SER, fomentando a criatividade, a iniciativa, a autoconfiança, a capacidade de escolha, de tomar decisões e de resolver problemas, o que, por sua vez, nos oportuniza viver em sociedade.
Orientações: Recomendamos o uso de roupas e calçados confortáveis e filtro solar.
EMEB Profª Armanda Santina Polenti
Tema: Jardim Comestível e composteira de folhas secas:
um conceito inovador na horta escolar
Ementa: Nosso “Jardim Comestível” estará de portas abertas para receber os educadores da Rede Municipal durante a VII SAP com reflexões sobre a importância de repensar a horta escolar numa perspectiva para além da ambiência. Convidamos a todos para um bate-papo ao ar livre, regado a degustação de diferentes sabores e saberes em torno das PANCs, em meio ao pergolado e a composteira de folhas secas de nossa escola. Sejam muito bem-vindos. Esperamos por vocês!
Orientações: Recomendamos o uso de roupas e calçados confortáveis e filtro solar.
EMEB Assumpta Segantim Negri
Tema: Alimentação saudável: um projeto em contexto de desemparedamento
Ementa: O projeto é realizado nos ambientes externos, nos quais as crianças têm acesso a contextos investigativos com e na natureza, propiciando que elas sejam protagonistas de toda a ação didático-pedagógica calcada na alimentação saudável. A horta é a nossa principal aliada e que permite fomentar uma educação integradora com foco no crescimento, desenvolvimento e educação alimentar das crianças, além de gerar mudanças na cultura da comunidade no que se refere à alimentação, nutrição, saúde e qualidade de vida de todos. Será muito bom receber a sua visita para compartilharmos a nossa experiência e vivenciarmos uma proposta juntos.
Orientações: Recomendamos o uso de roupas e calçados confortáveis.
EMEB Profª Beatriz Blattner Pupo
Tema: Meio ambiente e pertencimento: mudanças nos hábitos de vida
Ementa: A prática de desemparedamento traz a reflexão sobre a importância de uma alimentação saudável, o cuidado com o meio ambiente, consigo e com o outro, a conscientização alimentar e o seu papel na família e no mundo como agente responsável e transformador, além de promover o protagonismo da criança e sua atuação responsável no ambiente escolar. Serão apresentadas algumas das atividades que foram desenvolvidas, como: estudos dos hábitos de higiene pessoal, alimentação e saúde do corpo; horta escolar como instrumento para a construção de hábitos alimentares saudáveis e a conscientização sobre o desperdício de alimentos, etapa que contou com a participação das cozinheiras da escola. Esperamos que esse projeto possa contribuir para a construção de práticas inovadoras relacionadas à alimentação e ao meio ambiente.
EMEB Profª Benedita Alzira de Moraes Camunhas
Tema: Natural e digital para além do trivial: protagonismo infantil em contextos investigativos
Ementa: Nesta socialização os participantes estarão envolvidos em contextos investigativos na horta escolar, onde a nutrição de olhares transitará entre a potência desse espaço como promotor de aprendizagens significativas, a exploração criativa e multissensorial de elementos naturais e a utilização de recursos tecnológicos como apoiadores das pesquisas, suscitando experimentações e descobertas.
EMEB Profª Brígida Gatto Rodrigues
Tema: A natureza de dentro – espaços, rotina e estabilidade
Ementa: Desde 2020, a equipe da EMEB Brígida dedica-se aos estudos sobre a relação entre criança e natureza, motivada pelas imersões de adultos e crianças no bosque vizinho à escola. As explorações ao ar livre inspiram a organização do espaço escolar e reflexões sobre tempos, rotinas, contextos e materialidades. O desemparedamento e o brincar livre são a base de nossas ações, ancoradas na estabilidade e nos vínculos privilegiados. Os educadores visitantes serão recebidos pela equipe e, em pequenos grupos, conhecerão os espaços e suas possibilidades, os critérios para a escolha das propostas e materiais e os valores éticos e estéticos que sustentam a prática e relação com as crianças. Esperamos vocês!
EMEB Carla Andressa de Oliveira Sinigalia
Tema: Vivências nos espaços externos da escola
Ementa: Através das vivências nos espaços externos da escola, apresentaremos o nosso trabalho, que cuida da potencialização da aprendizagem em diferentes ambientes, com a exploração de múltiplos materiais. Conversaremos também, sobre o desenvolvimento histórico e teórico do processo de construção dos ambientes de aprendizagem e seus materiais, além da apresentação do portfólio digital das atividades desenvolvidas e a interação entre escola e família. Venha conhecer e contribuir com o nosso trabalho!
Orientações: Recomendamos o uso de roupas e calçados confortáveis.
EMEB Prof. Carlos Foot Guimarães
Tema: Ações “desemparedadas” diversas: formas eficazes de ensino dos conteúdos do currículo de Matemática no Ensino Fundamental I
Ementa: Ao participar da Socialização em nossa escola, vocês poderão conhecer as propostas desemparedadas de ensino de determinados conteúdos de Matemática, do primeiro ao quinto ano, por meio da exposição oral e da apresentação de fotos e vídeos, contextualizando teoricamente as propostas e relacionando-as ao currículo municipal. Buscaremos indicar o uso de espaços diversos e de materiais manipulativos específicos nos processos de ensino, como condição para a compreensão de determinados conceitos matemáticos pelos estudantes e demonstrar a complexificação das abordagens conceituais durante o percurso da educação escolar do Ensino Fundamental I. Chamaremos a atenção, ainda, para o caráter lúdico que a diversificação dos espaços e materiais didático-pedagógicos pode agregar aos processos de ensino e a importância disso para a garantia das aprendizagens dos estudantes.
Orientações: Recomendamos o uso de roupas e calçados confortáveis.
EMEB Profª Celsina Barbosa Pazinatto
Tema: Semeando conhecimento e cultivando conexões e saberes
Ementa: A nossa proposta terá início com uma breve fundamentação teórica do trabalho realizado com as crianças (investigação e contato com o mundo natural). Em seguida, proporemos uma visita à horta da comunidade para vivenciarmos uma colheita da cultura plantada e cultivada pelas crianças, com a qual faremos uma receita e posterior degustação. Finalizaremos com a apreciação dos registros que retratam todo o processo do trabalho efetivado com as nossas crianças. Sintam-se convidados a conhecer o nosso trabalho e experienciar esse momento conosco!
Orientações: Recomendamos o uso de roupas e calçados confortáveis.
EMEB Profª Cesarina Fortarel Gonçalves Dias
Tema: Alfabetização em ação
Ementa: A escolha da rotação por estações se tornou uma grande aliada no processo de alfabetização, pois aumentou as possibilidades de aprendizagem e o protagonismo dos estudantes. No planejamento do trabalho pedagógico considerou-se o ambiente externo para organizar os agrupamentos e desenvolver as propostas fora da sala de aula, possibilitando que uma delas acontecesse no pomar da nossa escola. Os estudantes puderam, então, beneficiar-se dos resultados que o contato com o meio ambiente pode proporcionar! Venha você também aprender na natureza!
Orientações: Recomendamos o uso de roupas e calçados confortáveis e boné.
EMEB Profª Cinira Cardona Mazzali
Tema: Experiência sensorial com tintas naturais
Ementa: Em nossa unidade escolar, as práticas de experiências sensoriais são muito comuns, elas se fazem presente em nossas propostas diárias para trabalhar os múltiplos sentidos das crianças. Com isso, temos o objetivo de ampliar o conhecimento de mundo que as crianças possuem, manipulando diferentes objetos e materiais, explorando suas características, propriedades e possibilidades de manuseio, entrando em contato com diversas formas de expressão artística. Venha se encantar e descobrir essas diferentes possibilidades, viajando no mundo das cores em contato com a natureza sob a sombra nosso pé de Fícus.
Orientações: Recomendamos o uso de roupas e calçados confortáveis.
EMEB Profª Cléo Nogueira Barbosa
Tema: As flores do nosso quintal
Ementa: A pesquisa que será socializada partiu do interesse, curiosidade e escuta da criança em observar, conhecer e explorar a diversidade de flores em nosso quintal. Acontece nos diversos espaços da escola, sendo que as vivências externas com e na natureza fazem parte do nosso cotidiano diariamente, já que o lado de fora é visto como um convite às experiências, às aprendizagens e uma rica oportunidade de uma relação livre e ativa, alinhado aos direitos de aprendizagens das crianças. Nosso quintal é um espaço privilegiado e a pesquisa com as flores foi sempre levada para discussões na assembleia, buscando a continuidade, com relançamentos, aprofundamentos que são e serão ainda consideradas, pois ainda não foi finalizada. Por meio das múltiplas linguagens, as crianças puderam comunicar e compartilhar seus saberes e suas aprendizagens. E você, já trabalhou com pesquisa? Sinta-se convidado, pois esse será um momento de inspiração e troca...
EMEB Profª Cleonice Adolpho de Faria
Tema: O brincar além das paredes - ressignificando o brincar livre na natureza a partir dos 4 elementos: terra, fogo, ar e água e dos materiais heurísticos
Ementa: Partindo do questionamento: Como a escola pode assegurar que as crianças cresçam e se desenvolvam em contato direto com a natureza e com os espaços públicos da cidade? Buscando caminhos para responder a esta pergunta, o brincar vem ao encontro dessa problemática como ferramenta para abrir novas possibilidades e permitir direcionar novos caminhos. Sendo assim, vamos propor vivências nas quais os adultos mergulhem, de corpo inteiro e experimentem o elemento fogo em uma fogueira com preparo de um alimento, confecção de mandala e pintura com giz derretido; o elemento ar com confecção de pipa de mão; o elemento água trazendo uma rica experiência com gelo e tintas naturais e com o elemento terra vamos passear por um caminho sensorial e modelar com argila.
Orientações: Recomendamos o uso de roupas confortáveis.
EMEB Profª Clotilde Copelli de Miranda
Tema: Olhar para o encontro e o reencontro:
alimentar, cuidar, brincar, fazer, viver, ser!
Ementa: Convidamos todos para participarem de uma prática interativa que contribuiu com a transformação do hábito alimentar das crianças, famílias e educadores nos espaços da nossa escola, tendo a natureza como essência. Em um mundo acelerado, no qual os alimentos industrializados e ultraprocessados acabam sendo uma alternativa mais fácil, como buscar obter uma alimentação mais saudável?
Nada melhor do que o “caseiro”, o "natural". A alimentação está além do alimento, a intenção e a expansão temperam a saúde: física, mental, emocional. Venham conosco resgatar a valorização de uma alimentação natural adequada para nossas crianças, comunidade e educadores, desembalando menos e descascando mais.
Orientações: Recomendamos o uso de roupas leves e confortáveis, boné e tênis para caminhada.
EMEB Profª Clotilde Mazzali Bollini
Tema: A natureza e seus elementos: água, terra, fogo e ar
Ementa: A equipe escolar da EMEB CLOTILDE MAZZALI BOLLINI, apresentará o projeto institucional “A natureza e seus elementos: água, terra, fogo e ar”, por meio de quatro vivências, cada uma delas com um elemento da natureza. Mostraremos como o cotidiano escolar é formado por um planejamento pautado nos direitos de aprendizagem e como ele é vivenciado de forma singela pela criança. Compartilharemos nosso olhar, nossas intenções, propostas e reflexões para ampliar o diálogo que considera a criança, desde o seu nascimento, como sujeitos de cultura, de história, de direitos e, assim, mostrar que a FELICIDADE está presente nas interações, nas relações e nas brincadeiras.
Orientações: Recomendamos levar uma troca de roupa (experiência com água), ir com roupas confortáveis, uso de boné e uso de filtro solar.
CMEJA - Prof. Dr. André Franco Montoro
Tema: Argos & Vila Arens: paisagens em diferentes tempos
Ementa: O objetivo principal do projeto interdisciplinar "Argos & Vila Arens: paisagens em diferentes tempos” visou o estabelecimento da relação de pertencimento e do reconhecimento da historicidade do Complexo Argos, oferecendo aos estudantes um espaço de ensino e aprendizado não formal, sensorial, dialogal e criativo. Além disso, ampliou a concepção dos estudantes sobre a importância das fotografias como fontes documentais, a partir da contraposição de imagens antigas e fotografias atuais do Complexo e seu entorno. Com isso, favoreceu uma visão de como as fotografias podem possibilitar uma maior acuidade na apreensão da historicidade da paisagem urbana.
Venha conhecer nosso projeto! Será um prazer tê-lo conosco!
Orientações: Recomendamos o uso de roupas e calçados confortáveis e boné.
EMEB Deodato Janski
Tema: Horta e alimentação saudável
Ementa: A alimentação é fundamental para ter uma vida saudável e, quando se trata de crianças, sua importância é ainda maior, pois os hábitos alimentares nesta fase refletirão em todas etapas do desenvolvimento. A nossa escola desenvolveu um papel importante na formação da prática alimentar dos estudantes, integrando a família e reforçando a necessidade de uma alimentação nutricionalmente variada. Neste contexto, utilizando o desemparedamento e as metodologias ativas, o projeto tem intenção de proporcionar aos estudantes e a comunidade escolar hábitos alimentares saudáveis e acessíveis.
EMEB Profª Dina Rosete Zandona Cunninghan
Tema: O que há em nossa escola?
Ementa: O percurso formativo dos educadores e os direitos de aprendizagens das crianças enlaçam-se numa experiência envolvente, investigativa e lúdica.
Com o tema “O que há em nossa escola?”, a EMEB Dina convida os educadores a conhecerem um pouco do encantamento que há na escola, vivenciando propostas com teatro, horta, degustação, visita ao galinheiro, interações e aprendizagens.
EMEB Duílio Maziero
Tema: "Guardiões da biodiversidade, do patrimônio histórico e cultural" -
um bosque, diferentes possibilidades - da antiga EMEA aos dias atuais!
Ementa: O bosque agregado ao espaço escolar e à antiga EMEA (Escola Municipal de Educação Ambiental) traz a oportunidade de identificação e análise da história e das mudanças na paisagem local, a identidade que caracteriza o bairro da Toca, seus desdobramentos na transformação do ambiente ao longo dos anos, levando à prática de ações de conservação, preservação e uso dos espaços. Sendo assim, surgem diversas possibilidades que permitem maior interação das crianças com a natureza, levando-as a praticar ações e a buscar soluções para melhoria das interações do ser humano com a natureza e, consequentemente, melhoria da qualidade de vida. A participação na socialização permitirá uma "viagem pelo tempo", por meio de registros como fotos e relatos que narram o percurso desde os tempos da EMEA até o bosque nos dias atuais e proporcionará a exploração dos quatro elementos naturais: terra/ água/ar/fogo e a degustação, de forma dinâmica e interativa.
Orientações: Recomendamos o uso de roupas confortáveis (de preferência calça comprida); filtro solar; boné e tênis.
EMEB Dr. Edward Aleixo de Paula
Tema: Diálogo e relações: o enredo da vida
Ementa: Serão desenvolvidas propostas realizadas na unidade escolar que possibilitam o protagonismo dos participantes, enfatizando a importância do desemparedamento, da organização dos espaços, do brincar com elementos da natureza e da promoção das boas relações, respeito, solidariedade e empatia. Iniciaremos com o acolhimento e apresentaremos o Projeto “Diálogos e relações: o enredo da vida”. Após a leitura do livro selecionado pela equipe, faremos a vivência na área externa. Com isso, pretendemos sistematizar duas etapas importantes do projeto, que são: o reconhecimento dos sentimentos a partir da contação de histórias e o trabalho das emoções a partir das brincadeiras, jogos simbólicos, construções artísticas, ambas envolvendo ambientes naturais e elementos da natureza na execução. Desse modo, o projeto auxilia a construção da autonomia moral das crianças, a qual, perpassa o reconhecimento dos sentimentos e a reação às mais diversas emoções.
Orientações: Recomendamos o uso de roupas e calçados confortáveis e filtro solar.
EMEB Prof. Fábio Rodrigues Mendes
Tema: Temperando naturalmente a vida!
Ementa: Os temperos naturais, além de darem um toque especial às receitas, enriquecem de beleza e saúde os pratos de nossa culinária! Embora a maioria das crianças os consumam nas refeições da escola, muitos não possuem conhecimento e dizem não gostar de determinados temperos. O plantio e cultivo de alguns deles em nossa horta escolar gerou conhecimento, experimentação e incentivou as crianças a prestarem atenção na natureza, suas diversas formas, cores, cheiros e sabores. Além disso, estimulou o gosto pela alimentação saudável deles e de seus familiares, mostrando a origem, o cultivo e ajudando os pequenos a identificarem os benefícios que tais alimentos promovem para a saúde.
Orientações: Recomendamos o uso de roupas e calçados confortáveis e filtro solar.
EMEB Profª Fátima Aparecida Damásio dos Santos Pandolpho
Tema: Aulas Passeio: visitando e estudando o entorno escolar
Ementa: A partir da revitalização dos espaços da unidade, a equipe escolar entrou em contato com os diversos equipamentos do entorno, viabilizando a utilização dos mesmos na prática pedagógica de forma a ampliar as práticas de desemparedamento ocorridas na escola. Corroborando com o programa Voa Pé, durante o trajeto e diversos momentos das propostas, os estudantes relacionam-se entre si no seu próprio grupo, com os educadores e com os colegas dos demais grupos, uma vez que mais de um grupo realiza a visita nas “aulas passeio”. Conhecer e explorar as possibilidades de utilização do território, a fim de que escola e comunidade ampliem suas relações são as premissas deste trabalho.
Orientações: Recomendamos o uso de roupas e calçados confortáveis, filtro solar e boné.
EMEB Profª Fernanda de Favre Merbach
Tema: O contexto e as aprendizagens envolvendo o fazer comidinhas na
Educação Infantil I
Ementa: Quais são suas memórias afetivas da infância? Talvez para alguns seja um banho na chuva. Para outros um dia de excursão na escola. Ou ainda, há aqueles que se recordem do cheiro de bolo ou da comida da vovó, da mãe, de uma tia. Na vivência, “O Contexto e as Aprendizagens Envolvendo o Fazer Comidinhas na Educação Infantil I”, vamos voltar ao tempo e ativar nossas memórias mais simples e verdadeiramente significativas. Venha conosco, também sentir os aromas destes temperos, misturar os ingredientes que traremos em nossas lembranças, e neste tempo de preparo, daremos as mãos às nossas crianças, para juntos ativarmos muitos outros sentidos.
Orientações: Recomendamos o uso de boné, roupas confortáveis e filtro solar.
EMEB Prof. Flávio D' Angieri
Tema: As palavras em minha vida: alfabetização e o entorno escolar
Ementa: No projeto “As palavras em minha vida”, os estudantes do 1º ano tiveram a oportunidade de circular pelas ruas do entorno da escola, momento no qual puderam conhecer o comércio local e também ler os letreiros, as placas de trânsito, as placas de ruas e até “conhecer” o parquímetro. Essa vivência promoveu uma reflexão social da escrita e leitura até então desconhecida pelos estudantes, pois muitos não param durante a passagem por esses locais com o olhar que tiveram durante esse momento com orientações pontuais da professora. A experiência e o contato direto com palavras presentes em suas vidas foram proporcionados a partir do momento em que saíram pelo portão da escola. Além da prática da leitura em um contexto real, os estudantes ampliaram seus conhecimentos sobre o bairro no qual a escola está inserida, exercendo também a cidadania por meio dessa rica prática.
Orientações: Recomendamos o uso de boné, roupas confortáveis e filtro solar.
EMEB Irmã Flórida Mestag
Tema: Água e Solo "tamo junto"
Ementa: Você já viu uma transformação de paisagem? Tem interesse em de conhecer uma? No projeto "Água e Solo, TMJ" desenvolvido no bairro Mato Dentro -uma área de manancial pertencente à bacia do Rio Capivari- você conhecerá um exemplo de sucesso de parceria entre escola, comunidade e poder público, que possibilitou a criação de um parque.
Apresentaremos também todo o trabalho pedagógico que fundamentou o resultado, demonstrando os objetivos de cada membro da equipe escolar, quais indicadores ambientais qualificam o ambiente e também o processo de escuta da comunidade escolar e dos moradores do bairro.
Orientações: Recomendamos o uso de boné, roupas confortáveis, filtro solar e água.
EMEB Profª Florisa Volpe
Tema: Arte e natureza: inspirações
Ementa: Desemparedamento: vamos pensar nas possibilidades de ampliação das práticas de aprendizagem ao ar livre?
Mexer com argila, sentir a textura das folhas, flores, sementes, o cheiro de ervas aromáticas e explorar a sombra que diferentes objetos produzem, essas são as vivências que queremos proporcionar aos educadores, pois acreditamos que a experiência tem que passar primeiro pelo corpo do educador para depois chegar até a criança.
Orientações: Recomendamos o uso de roupa confortável.
EMEB Profª Geralda Berthola Facca
Tema: A prática do Desemparedamento da Escola e a
valorização do patrimônio público
Ementa: A partir do estudo dos espaços públicos e privados do nosso entorno, pudemos perceber que as calçadas são utilizadas de maneira inadequada pelos donos de animais que levam seus pets para passear. Desta forma, os estudantes desenvolveram um trabalho de conscientização com a comunidade, fortalecendo o vínculo com os moradores do bairro, exercitando também a cidadania. Venha conhecer esse projeto e ver de perto o resultado desse projeto!
Orientações: Recomendamos o uso de boné, roupas confortáveis e filtro solar.
EMEB Prof. Geraldo Pinto Duarte Paes
Tema: Xadrez na escola:
desenvolvendo competências cognitivas e socioemocionais
Ementa: Inspirada pela heterogeneidade dos estudantes da turma e em busca de algo que os unissem, o jogo de xadrez entrou na inquieta mente da professora do 3º ano, solidificando-se como um projeto integrador e de grande fascínio. Assim, a vivência proposta é a explanação do projeto, enfatizando a inclusão de todos os estudantes e o desemparedamento vivido durante diversas atividades para eles, seus familiares e comunidade escolar, além da socialização entre as EMEBs Geraldo e Ivo de Bona, por meio de um festival integrativo. Buscaremos ao longo da vivência, refletir sobre a inserção deste jogo milenar no ambiente escolar e debater sobre suas contribuições positivas no desenvolvimento cognitivo e social dos estudantes, compreendendo a importância de tais aspectos para o crescimento de indivíduos éticos e críticos.
Orientações: Recomendamos o uso de boné, roupas confortáveis e filtro solar.
EMEB Profª Glória da Silva Rocha Genovese
Tema: O Desemparedamento da Escola no processo de construção de uma educação antirracista
Ementa: Este projeto tem como objetivo pensar em práticas artísticas de diferentes linguagens que promovam o fomento da cultura afro-brasileira e a pautas antirracistas. Buscando explorar os diversos espaços escolares, tendo em vista que a educação extrapola a sala de aula, ele foi realizado de forma interdisciplinar, visando tornar a prática mais significativa e um trabalho integrado dos professores e comunidade escolar. A socialização desta experiência será realizada de forma expositiva, com momento inicial de sensibilização a partir de uma canção, apontando as etapas do projeto, as fotos e vídeos dos estudantes durante as práticas e também a exposição do trabalho final que compõe quatro telas com tramas interligadas.
EMEB Helena Galimberti
Tema: A cozinha encantada dos contos infantis
Ementa: O projeto visa estimular o desenvolvimento integral das crianças por meio da culinária, arte e exploração da natureza. As atividades envolvem a preparação, experimentação e a exploração de alimentos saudáveis, na criação artística inspirada na natureza, nos elementos naturais e a descoberta no uso do ambiente externo e natural. A apresentação será realizada por meio de slides expondo as produções das crianças, as propostas de culinárias desenvolvidas durante todo o percurso, degustações e demonstrações práticas das habilidades adquiridas pelas crianças. Cozinhar é brincar no mundo da realidade, venham experimentar nossas delícias!
EMEB Profª Helena Meirelles Maia Torres
Tema: "Quem ama cuida e se importa" e as propostas ao ar livre
Ementa: Por meio do nosso projeto "Quem ama cuida e se importa" as crianças, famílias, equipe escolar e comunidade foram convidadas a refletir e participar de diferentes experiências, muitas delas ao ar livre, para despertar a consciência sobre o cuidar como um todo: da natureza, do patrimônio, do autocuidado e do cuidado com o outro. Os participantes poderão conhecer algumas práticas realizadas, principalmente, em nosso espaço externo, um potencializador de várias aprendizagens. Proporemos aos visitantes também uma experiência de enxergar o mundo na perspectiva de uma criança que nos traz leveza, por enxergarem encanto em detalhes do dia a dia, que podem passar despercebidos aos adultos. E você, consegue retomar seu olhar de criança?
EMEB Com. Hermenegildo Martinelli
Tema: Abordando unidades de medida fora das salas de aula - do 1º ao 5º ano
Ementa: As medidas, sejam elas convencionais ou não, estão presentes em todo lugar. Entender como medimos é entender como construímos e habitamos este mundo. Desde os primeiros anos escolares, as crianças aprendem conceitos partindo da identificação das unidades de medidas não convencionais, passando pela percepção da necessidade de padronização das unidades e adquirindo a compreensão do processo de medição e das características dos instrumentos escolhidos para tal. Sabemos que a aprendizagem se concretiza de forma significativa com a prática e entendemos a importância de aprender com e na natureza. Dessa forma, socializaremos um pouco do trabalho que desenvolvemos com medidas no Ensino Fundamental, do 1º ao 5º ano, aprofundando o estudo do tema, que vai em nosso planejamento da prática à sistematização do conteúdo, utilizando o ambiente escolar e os espaços naturais que dispomos aqui, como parque, horta, pergolado, entre outros.
Orientações: Recomendamos o uso de roupas e sapatos confortáveis para caminhar na horta, boné e filtro solar.
EMEB Profª Hilda Maria Alves Paschoalotto
Tema: Aqui, ser criança é natural
Ementa: A natureza é uma ferramenta potente de pesquisa e exploração pelos bebês e crianças bem pequenas. Os participantes serão convidados a refletir a partir da potência da natureza e vivenciarão propostas com e na natureza, assim como as crianças vivenciam em nossa escola. O que os bebês podem vivenciar com e na natureza? O cesto dos tesouros e o brincar heurístico com elementos da natureza, a organização dos espaços como potente recurso de desenvolvimento. Por que é tão importante planejar os espaços para bebês e crianças bem pequenas? Como organizar o espaço externo da escola com intencionalidade? Venha refletir conosco a partir dos aspectos acima e sentir a potência da natureza!
Orientações: Recomendamos o uso de roupas confortáveis e filtro solar.
EMEB Iracy Ferreira Bueno
Tema: As comidinhas das crianças da EMEB Iracy
Ementa: Brincar é a ação principal da criança e um direito garantido em nossa Base Nacional Comum Curricular e proporciona às crianças inúmeras possibilidades de texturas, cores e formatos. Elas têm prazer em tocar, sentir, apertar, pegar os objetos, e explorar elementos naturais. Na prática que será socializada pelas professoras da nossa escola, os educadores serão convidados a conhecer o processo do brincar livre com a criação das comidinhas das nossas crianças, como essa prática possibilitou a estimulação das interações, da criatividade, do senso estético, da autoconfiança e da resolução de problemas, além de conhecer o planejamento do espaço do parque de areia de modo a qualificá-lo como ambiente de aprendizagem potente.
EMEB Profª Isabel Christina Marques de Oliveira
Tema: Beleza no ler e contar - é só começar
Ementa: Apresentaremos as ações que foram realizadas no Projeto "Beleza no ler e contar é só começar”, as quais proporcionaram aos estudantes diversas experiências leitoras e também a visita à Biblioteca da Universidade Paulista, onde tiveram a oportunidade conhecer a bibliotecária do local e ampliar os conhecimentos sobre a leitura e seus encantos. Nessa socialização, os educadores terão a oportunidade de conhecer alguns de nossos estudantes e o livro produzido por eles, visitar nossa recém inaugurada biblioteca e vivenciar uma experiência no Parque Naturalizado do Jardim Guanabara.
Orientações: Recomendamos o uso de roupas e calçados confortáveis; boné e filtro solar.
EMEB Ivo de Bona
Tema: O xadrez e a ludicidade nas aulas de Educação Física
Ementa: O jogo de Xadrez tem como essência a contextualização, pelo diálogo, entre as várias áreas do conhecimento, em especial o desenvolvimento do raciocínio lógico, velocidade e assertividade nas tomadas de decisão, reflexão por meio da empatia, desenvolvimento da competência emocional, resolução de conflitos, etc. As partidas e os torneios de xadrez entre estudantes de diferentes escolas permitiram a ampliação dos conhecimentos acerca do território, atuaram como estímulo para a socialização e conscientização dos desafios das relações interpessoais e das nuances das vitórias e derrotas. Assim, munidos de uma divertida e estimulante estratégia de aprendizagem, convidamos os amigos educadores para deleitarem-se em momentos únicos com o objetivo de promover aulas inovadoras e ainda mais significativas.
EMEB Profª Janet Ferreira Prado
Tema: Rota industrial da Vila Arens – itinerário formativo com estudantes
Ementa: Conhecer o Bairro Vila Arens, traz um conhecimento acerca da primeira industrialização de Jundiaí, com implantação de inúmeras indústrias têxteis e um requinte histórico que marcam o passado e o presente. Essa vivência, que proporcionará a visita a alguns locais da nossa cidade, contribuirá para a compreensão das transformações históricas e as mudanças que ocorreram ao longo do tempo. Os educadores poderão refletir sobre as oportunidades de ensinar conteúdos que fazem parte do Currículo Jundiaiense, fazendo um paralelo entre a teoria e a prática. Neste dia, teremos a colaboração do Diretor do Departamento de Patrimônio Histórico de Jundiaí e do Educador Social de Patrimônio Histórico, que contribuirá com os conhecimentos da história da cidade.
Orientações: Recomendamos o uso de roupas e calçados confortáveis; boné e filtro solar.
EMEB Prof. Jânio da Silva Quadros
Tema: O bairro da nossa escola
Ementa: Poderá a memória e o desemparedamento conversarem e tornarem-se parceiros na aprendizagem das crianças por meio da multissensorialidade e múltiplas linguagens? Será possível incluir a tecnologia plugada e desplugada nas propostas com crianças pequenas? O Projeto O BAIRRO DA NOSSA ESCOLA promoveu aprendizagens riquíssimas para as crianças da Educação Infantil II embasado nos objetivos de aprendizagem da BNCC e nas estratégias de desemparedamento propostas por formações e vivências da UGE. Então, temos um convite para você... Venha conhecer uma possibilidade de trabalho que envolve os diferentes Campos de Experiência e que se alinha com os projetos da Unidade de Gestão de Educação. Esperamos por você, para juntos vivenciarmos momentos que poderão fazer parte da sua prática pedagógica e criar memórias que acalentam o coração.
Orientações: Recomendamos roupas confortáveis, uso de boné, protetor solar e calçado adequado para caminhada.
EMEB Ver. João Batista Toledo
Tema: As quatro estações em som, forma e movimento
Ementa: Os participantes serão recepcionados com um acolhimento preparatório para vivências de experimentações sensoriais de escuta e corporeidade, integrando as linguagens artísticas e oportunizando a livre expressão, o autoconhecimento e a busca de subsídios para o equilíbrio integral. Após o acolhimento, as vivências serão disponibilizadas em espaços, inspirados nas estações do ano, organizadas em circuitos complementares e predeterminados. Os participantes serão divididos em grupos, com a oportunidade de experienciar todas estas estações. Em cada estação haverá um mediador interagindo, estimulando, inspirando e conduzindo a experiência.
Orientações: Recomendamos o uso de roupa confortável que proporcione flexibilidade.
EMEB Prof. João Fernandes Neto
Tema: Convivências brincantes
Ementa: Quando bebês e as crianças bem pequenas brincam e eu as ouço brincar, a magia e o encantamento surgem no olhar... Convidamos os educadores a experienciarem nossas vivências brincantes. Refletiremos sobre como acontece a nossa organização das propostas e espaços, como escolhemos os materiais a serem utilizados e como refletimos sobre a nossa prática e intencionalidade pedagógica. Venham participar e compartilhar experiências onde a infância está no ar.
Orientações: Recomendamos o uso de roupas e calçados confortáveis, boné e filtro solar.
EMEB Prof. João Luiz de Campos
Tema: Coma bem, viva bem!
Ementa: O trabalho apresentado é uma mostra de alguns processos nos quais as crianças vivenciaram experiências na horta escolar durante as aulas de promoção da saúde e da alimentação saudável. Considerando este trabalho eficaz, surgiu a proposta de engajar educadores a fim de que vivenciem o mesmo nesta VII SAP. Serão apresentados percursos vivenciados pelos estudantes desenvolvidos na horta escolar, oportunizando e ampliando os saberes dos participantes para que possam reconhecer o papel da alimentação saudável como melhoria da qualidade de vida.
EMEB Prof. Joaquim Candelário de Freitas
Tema: Jardineiros do Amanhã: em busca de um planeta mais responsável
Ementa: Temos o prazer de convidá-los para participar de uma experiência inusitada com a apresentação de um projeto inovador que envolve a tecnologia na educação e as investigações fora da sala de aula. Nesta apresentação, você terá a oportunidade de conhecer em primeira mão como a tecnologia foi integrada de forma eficaz no currículo escolar. Você será direcionado a mergulhar no mundo da cultura maker, descobrirá uma nova ferramenta de inovação para a educação do século XXI, o aprendizado por meio da experimentação, vivências e realização de projetos sob a ótica da criatividade, resolução de problemas e experiências significativas, tornando os estudantes protagonistas no processo de aprendizagem.
Esperamos contar com sua presença para enriquecer essa discussão e colaborar no desenvolvimento deste emocionante projeto .
EMEB Prof. José Leme do Prado Filho
Tema: Compreendendo conceito de perímetro e metro²
Ementa: Vivência de atividade dinâmica e desemparedada na área da Matemática envolvendo as unidades temáticas da Geometria, Grandezas e Medidas e Álgebra, tendo como objetivo de aprendizagem, medir e estimar área de figuras planas. A vivência da atividade possibilitará a compreensão do conceito de área e metro quadrado, envolvendo o conhecimento em perímetro, medida padrão (metro), cálculo de área por meio de malha quadriculada, medida padrão (metro quadrado) e configuração retangular (multiplicação).
EMEB Ver. José Pedro Raymundo
Tema: Pesquisas e contextos investigativos sobre os quatro
elementos da natureza
Ementa: Terra, fogo, água e ar: como esses elementos apoiam as aprendizagens das crianças? Qual criança nunca teve interesse em cavar a terra até chegar ao outro lado do mundo? Quem nunca pulou ou dançou numa poça d´água? Por que as capas de super-heróis ou super- heroínas fazem tanto sucesso? E, o que falar do fascínio das crianças ao observarem as labaredas de fogo?
As brincadeiras, vivências, experiências e descobertas sobre esses elementos ajudam no desenvolvimento integral da criança, colocando-a em contato com a natureza e promovendo aprendizagens carregadas de sentido e significado.
Nesta socialização, apresentaremos algumas etapas do projeto da unidade que possibilitaram a construção de conceitos e conhecimentos sobre o mundo pelas crianças com base nos quatro elementos da natureza.
EMEB Dr. José Romeiro Pereira
Tema: A alimentação é mágica: onde tudo se transforma!
Ementa: Convidamos todos a participarem de momentos agradáveis em nossa escola para conhecer as práticas que levaram as crianças a aprender brincando, construindo seu conhecimento por meio do lúdico, da integração com a tecnologia e da investigação científica da descoberta. Sabendo que no mundo em que vivemos a alimentação e as restrições alimentares são cada vez maiores entre as crianças, optamos por desenvolver com elas uma oportunidade de experimentação e descoberta de novos paladares e experiências. Assim, unimos atividades fora da sala de aula, utilizando o desemparedamento para o desenvolvimento das propostas. Esse momento de formação proporcionará uma vivência enriquecedora em uma escola desemparedada, com momentos de troca, aprendizado e principalmente com os participantes sendo ativos dentro da socialização. Aguardamos vocês com muito sabor!
Orientações: Recomendamos o uso de roupas confortáveis.
EMEB José Sciamarelli Sobrinho
Tema: O entorno escolar: um mundo a ser explorado
Ementa: Olhar de perto o rio, suas águas e seu entorno é sempre muito enriquecedor. No caso do braço do Rio Capivari, que passa atrás de nossa escola, existem pontos de assoreamento, trechos desmatados, pontos com descarte inapropriado de itens, como: embalagens e latinhas, em contraste com a água límpida. A proposta é refletir sobre os impactos do descaso humano com o meio ambiente, as consequências para ele e outras pessoas, uma vez que - no caso específico do rio a ser visitado - ajuda no abastecimento de outras cidades. A proposta é iniciar com uma roda de conversa sobre o tema, prosseguir para a visitação e concluir com outra roda para a reflexão da vivência.
Orientações: Recomendamos o uso de roupas e calçados confortáveis. Galochas para quem quiser andar pelo rio.
EMEB Profª Judith Almeida Curado Arruda
Tema: A boniteza do lugar: imersão em Arte, Ciências e composição estética
Ementa: Temos o imenso prazer em convidar para a imersão em nossa escola para as vivências integradas, partindo do princípio do corpo ativo, atento e pesquisador, que dialogam com as propostas de música e educação musical, pesquisas com luz, sombra, fotografia e desenho, criação em artes com elementos da natureza. Nesse dia, os participantes poderão vivenciar por e com todo o corpo as propostas de estudo, reflexão e ação que nossa equipe teve a oportunidade de pesquisar e experienciar junto aos estudantes e a comunidade.
Orientações: Recomendamos o uso de roupas e calçados confortáveis e filtro solar.
EMEB Profª Judith Arruda Carreta
Tema: Ruas de brincar
Ementa: A socialização pretende evidenciar uma prática de desemparedamento, fora do ambiente escolar, mais precisamente utilizando o espaço público no entorno da escola, com o objetivo principal de valorizar o brincar, um dos pilares essenciais para o desenvolvimento da criança. Será dividida em dois momentos: o primeiro, exposição do histórico e fundamentos que norteiam a prática e o segundo, atividade empírica de vivência da prática a ser realizada no local onde ocorre a ação com as crianças e/ou familiares.
Orientações: Recomendamos o uso de roupa confortável.
EMEB Prof. Lázaro Miranda Duarte
Tema: Desemparedando da quadra: jogos e brincadeiras populares ao ar livre
Ementa: Inspirados nas propostas de aprendizagem ao ar livre e no desemparedamento, surgiu a ideia de desemparedar da quadra, explorando o riquíssimo ambiente ao ar livre de nossa escola para a prática de atividade física, para brincar e jogar em espaços não estruturados. O objeto principal do conhecimento é o resgate de brincadeiras e jogos da cultura popular presentes no contexto comunitário e regional, o que possibilita o desenvolvimento integral dos estudantes, com momentos de fruição, interação, protagonismo, movimentos corporais, os quais serão experienciados pelos profissionais que conosco se inscreverem, pois, além da explanação, vivenciaremos algumas etapas do trabalho em nosso espaço ao ar livre.
Orientações: Recomendamos o uso de roupas e calçados confortáveis.
EMEB Lucírio Valli
Tema: Os contextos de aprendizagem nos ambientes externos: relato de experiência da nossa unidade
Ementa: O projeto institucional "Jardim das brincadeiras" valoriza a relação entre criança e natureza, o protagonismo infantil e a potência dos ambientes ao ar livre. Através das brincadeiras, pesquisas e explorações, as crianças ampliam seus conhecimentos sobre o mundo e se constroem enquanto sujeitos de direitos e produtores de cultura, tendo a natureza como lugar potencializador de sua aprendizagem. A vivência tem como objetivo apoiar os educadores na promoção de práticas pedagógicas que considerem as crianças como o centro do planejamento e valorize as áreas externas como locais potentes para organizar os contextos educativos. Venha, participe e vamos aprender juntos!
Orientações: Recomendamos o uso de roupas confortáveis, boné, filtro solar e repelente de insetos.
EMEB Luiz Bárbaro
Tema: Escola verde - o pomar e seus encantos
Ementa: Qual o sabor da infância? Qual a cor da descoberta? No pomar "Bárbaro" essas perguntas são facilmente respondidas. Pesquisas, investigações, natureza, vivências, interações, levantamento de hipóteses, sensações e sentimentos fazem do nosso pomar um grande laboratório ao ar livre que favorece o protagonismo infantil, as descobertas e as aprendizagens.
Orientações: Uso de roupas confortáveis, repelente e filtro solar.
EMEB Prof. Luiz Biela de Souza
Tema: As competências socioemocionais na escola: o que podemos aprender na e com a natureza
Ementa: Esta socialização tem o propósito de refletir sobre a contribuição das competências socioemocionais para a Educação e como elas têm sido trabalhadas na nossa escola, tendo como eixo central a escuta e as potencialidades de aprender na e com a natureza. Proporcionaremos um momento especial aos educadores presentes, apresentando os resultados deste nosso percurso, oportunizando a todos o diálogo, a escuta e o contato com a natureza.
Orientações: Recomendamos o uso de roupas, calçados confortáveis.
EMEB Prof. Luiz de Carvalho
Tema: Bosque da infância em busca das grandezas e miudezas
Ementa: A criação de um bosque surgiu sendo mais uma etapa da busca de conexão com a natureza, a partir da escuta sensível das crianças. Com o empenho de toda a equipe escolar, conseguimos estender o sonho da criação do bosque aos familiares, e hoje, com a sua realização, as crianças podem usufruir de mais um espaço acolhedor, desafiador e potente. Grandes conquistas são possíveis e convidamos vocês a partilharem conosco deste momento encantador que favorece o protagonismo e o brincar com e na natureza.
Orientações: Recomendamos o uso de roupas, calçados confortáveis e boné.
EMEB Luzia Francisca de Souza Martins
Tema: Lançamento de foguetes: atividade prática para o ensino de Astronáutica
Ementa: Integrar diversas áreas do conhecimento e ainda estimular a curiosidade científica. Como realizar atividades práticas envolvendo toda a turma? Como explorar conteúdos que instiguem ou respondam aos questionamentos das crianças? Um projeto de construção de foguetes planejado e executado pelos estudantes pode proporcionar tudo isso e o que mais você conseguir imaginar!
Orientações: Recomendamos o uso de roupas confortáveis, filtro solar e boné.
EMEB Pref. Manoel Anibal Marcondes
Tema: Pedagogia do Quintal: diálogos sobre as infâncias, desemparedamento, socializações e experimentações
Ementa: Neste dia, apresentaremos o nosso plano de ensino, a história, a pedagogia da escola e suas referências bibliográficas. Hoje nosso “Quintal” cresceu, a natureza desse novo “Quintal” vem propor novos encontros, com o sol, com as plantas, com os pássaros e com a ancestralidade das construções coletivas. Levaremos como cultura da escola o nosso brincar, imaginar, crer e expressar. Estamos ansiosas para receber educadores de outras unidades escolares para a partilha e troca de experiências, apresentar um pouco do que é o nosso dia a dia no “Quintal”, nossos encontros com as infâncias e com a natureza.
Orientações: Recomendamos o uso de roupas confortáveis e filtro solar.
EMEB Marcos Gasparian
Tema: O Desemparedamento na construção da leitura e escrita
Ementa: Este projeto teve como objetivo mostrar o trabalho de aprimoramento das habilidades de escrita, leitura e oralidade do 1° ao 5° ano utilizando diferentes metodologias e ferramentas tecnológicas educacionais que romperam a sala de aula e os muros da escola. As atividades de desemparedamento proporcionaram aos estudantes vivências significativas, pois tiveram oportunidades para trabalhar em equipe, escrevendo, dialogando, trocando experiências e expressando suas opiniões e sentimentos. Isso foi possível porque exploraram e utilizaram os espaços internos e externos da escola como um recurso de ensino. No decorrer do projeto, foi possível constatar que as crianças não apenas aperfeiçoaram as habilidades de escrita, mas também desenvolveram habilidades de comunicação, pensamento crítico e trabalho em equipe. Portanto, a formação dos estudantes tornou-se um processo rico, capacitando-os para a vida em sociedade como cidadãos autônomos e críticos.
EMEB Profª Maria Angélica Lorençon
Tema: Jataí na escola: pesquisa, natureza e tecnologia
Ementa: Venham conhecer a Vila das Abelhas! Projeto incrível que estimula as crianças a desenvolverem o senso de pesquisa, aliando o Natural à tecnologia. Além da apresentação de material áudio visual da trajetória desse projeto que envolveu toda a comunidade escolar, será oferecida uma vivência com a meliponicultora Thaís Masi para captura de abelhas sem ferrão, ideal para os educadores que desejam iniciar ou ampliar o trabalho pedagógico com as abelhas sem ferrão.
Orientações: Recomendamos o uso de roupas confortáveis, filtro solar e boné.
EMEB Profª Maria Aparecida de Souza Almeida Ramos
Tema: A hora do chá
Ementa: Feche os olhos! Respire fundo! Sinta o cheiro da terra molhada e das ervas frescas plantadas em nossa horta! Ouça os sabiás cantando...e, fica aqui o nosso convite: vamos tomar um chá? Você é nosso convidado para explorar os sentidos por meio da vivência imersiva "A hora do chá". Iniciaremos a proposta compartilhando sobre o nosso Projeto Institucional Naturelo e os impactos das experiências por ele proporcionados. A socialização contará com o plantio e colheita de ervas, bem como a preparação e a degustação de um chá.
Orientações: Recomendamos o uso de roupas confortáveis, filtro solar e boné.
EMEB Profª Maria Aparecida Silva Congílio
Tema: Olhares sensíveis - práticas inspiradas na abordagem Pikler
Ementa: O que é desemparedar um bebê? Inspirados na abordagem Pikler, que trata da intencionalidade, da estruturação de novos olhares, da construção de vínculo entre bebê e educador, dos momentos de cuidado, observação, promoção da autonomia e do protagonismo infantil, pensamos em como mudar nossas ações e assegurar ao bebê seus direitos de aprendizagem, respeitando seu tempo e ritmo, acolhendo crianças e famílias de forma respeitosa, assegurando-lhes que a escola é um ambiente seguro, onde o bebê pode se sentir tranquilo e a família pode ter confiança em deixar o seu filho. Desemparedar os bebês vai muito além de levá-los para o lado de fora, mas principalmente em retirar os objetos de contenção e repensar os limites físicos da sala referência. Isso envolve a reflexão sobre o uso de carrinhos e cadeirões.
Orientações: Recomendamos o uso de roupas confortáveis.
EMEB Profª Maria de Lourdes Gonçalves Barros
Tema: Brincar livre: criança e natureza - os 4 elementos e os ritmos naturais
Ementa: Relataremos o desenvolvimento do projeto "Brincar livre: criança e natureza", cujo objetivo é proporcionar a exploração, a experimentação, a criação e a investigação dos elementos da natureza como matéria prima natural, instigando a curiosidade e o interesse das crianças pelos processos científicos. A escola busca, com essas práticas, contribuir com o desenvolvimento pleno das crianças, colocando-as como protagonistas de seus saberes e conhecimentos, em busca de experiências direto com a natureza, sem deixar de fazer uso consciente dos recursos que ela disponibiliza. Sendo assim, convidamos os educadores para contemplarem e participarem desta experiência única de contextualização do trabalho pedagógico desenvolvido pela nossa equipe e o contato com os elementos da natureza como aportes ricos e profundos de conteúdos e de ampliação de experiência e conscientização da relação ser humano e natureza.
Orientações: Recomendamos o uso de roupas confortáveis, boné, garrafa de água, filtro solar e repelente de insetos.
EMEB Profª Maria Elizabeth Oliveira França da Silva
Tema: Crianças, interações, brincadeiras e natureza no contexto de uma escola antirracista - propostas de grande grupo
Ementa: Socializaremos nossas propostas de vivências e experiências que proporcionam o desenvolvimento infantil, as diversas possibilidades de brincadeiras ao ar livre, que potencializam o Desemparedamento da Escola é nosso grande aliado na inserção das práticas antirracistas no contexto escolar, assim como nossa organização e planejamento para que tais propostas aconteçam no dia a dia de forma efetiva. Convidamos vocês para mergulharem nessa experiência, não só teoricamente, mas também vivenciando e usufruindo de nossas propostas com o corpo.
Orientações: Recomendamos o uso de roupas confortáveis e filtro solar.
EMEB Profª Maria Gemma Genari Carturan
Tema: Pequenas ações, grandes transformações
Ementa: A infância é uma fase de muitos aprendizados e ideal para a construção de hábitos alimentares saudáveis. Na escola desenvolvemos atividades que contribuem para essa construção, passando pelas seguintes etapas: tolerar, interagir, cheirar, tocar, provar e comer. A nossa proposta é mostrar como essas aprendizagens ocorrem de forma prazerosa quando são proporcionadas ao ar livre, por meio de brincadeiras e experiências significativas para as crianças. Venha participar conosco, você é o nosso convidado especial neste dia!
Orientações: Recomendamos o uso de roupas confortáveis.
EMEB Profª Maria Lúcia Massarente Klinke
Tema: Vem brincar: um olhar reflexivo sobre um espaço coletivo
Ementa: A nossa proposta trata-se da ressignificação de um espaço da escola denominado “Vem brincar” que não estava sendo convidativo para as crianças, nem para os adultos. A ideia foi de transformar esse ambiente num ateliê organizado em contextos de aprendizagem que contemplasse as diferentes infâncias, replicando uma experiência já vivenciada pela equipe em anos anteriores e transformando esse lugar, que tem como metodologia, o trabalho com pequenos grupos e com as diferentes linguagens. Venha compartilhar conosco os prazeres e desafios de construir novos significados para esse espaço.
Orientações: Recomendamos o uso de roupas confortáveis.
EMEB Profª Maria Thereza Almeida Pontes e Nogueira
Tema: Criança e natureza – encantamento, vivências e beleza
Ementa: Estar na natureza e se conectar com ela é essencial. Viva esta experiência conosco e conheça o Projeto Institucional “Criança e natureza – encantamento, vivências e beleza”. Proporcionaremos uma imersão em vivências envolvendo: a horta e seus encantos, a feirinha e suas curiosidades, as tintas naturais e suas possibilidades e os elementos da natureza e suas potências.
Orientações: Recomendamos o uso de roupas confortáveis, boné, filtro solar e repelente de insetos.
EMEB Profª Marina de Almeida Rinaldi Carvalho
Tema: Compostando na escola
Ementa: Compostando na escola: práticas desemparedadas do 4º D da EMEB Marina dentro do Projeto Institucional de Sustentabilidade: venha vivenciar com a nossa equipe as práticas e ações que ocorreram dentro deste projeto. Promoveremos um momento de troca entre os pares, relacionando saberes teóricos com a vida prática e as ações possíveis dentro do ambiente escolar. Apresentaremos as etapas deste projeto e nossas composteiras ativas e, também, faremos uma oficina de construção de composteira caseira. Quem sabe você se inspira e também começa a compostar e descobrir a beleza de transformar resíduos orgânicos em adubos naturais para suas plantas de casa e da escola.
Orientações: Recomendamos que os os participantes tragam 3 potes com tampas do mesmo tamanho para fazerem uma composteira para levar para casa.
EMEB Profª Marly de Marco Mendes Pereira
Tema: Gestão do Espaço Escolar- O Belo e Eu
Ementa: Ao nos conectarmos com a natureza, despertamos o que há de mais belo em nós. De acordo com Gandhy Piorsky, a força imaginária que guia as crianças a explorar experiências fundamentais da vida está na sua interação com a natureza. Assim, ao compartilhar o projeto "O Belo e Eu" com vocês, desejamos demonstrar o potencial de transformação humana que reside no cuidado de uma planta e nas relações com os quatro elementos da matéria (terra, ar, água e fogo), que são as forças geradoras do autoconhecimento.
Orientações: Recomendamos o uso de roupas e calçados roupas confortáveis, filtro solar e boné (chapéu).
EMEB Profª Martha Burgos Pereira da Silva
Tema: Espaços de brincar
Ementa: Brincar é um direito dos bebês e das crianças, é o modo de eles aprenderem, conectarem-se e expressarem-se, bem como compreenderem sobre a linguagem, as pessoas, os fenômenos da natureza e da sociedade. Proporciona momentos imprescindíveis ao seu desenvolvimento. No cotidiano escolar o brincar se faz sempre presente tanto quanto os cuidados integrais que visamos ofertar. Temos o cuidado de planejar esses ambientes, validando o desemparedamento e, cabe o destaque, aos educadores que organizam o espaço físico e planejam ações intencionais que favoreçam um brincar de inteireza. Enfim, brincar é conhecer o mundo!
Venham conhecer a simplicidade e grandeza do brincar dos bebês e crianças bem pequenas nos ambientes da Marthinha! Esperamos vocês!
EMEB Profª Melânia Fortarel Barbosa
Tema: Patrulha Ambiental
Ementa: Patrulha Ambiental é um projeto premiado que visa cuidar do espaço escolar de forma coletiva, conscientizando os estudantes sobre a importância de participar desse cuidado que beneficia não apenas a escola, mas também contribui para a formação cidadã e responsável, pois os incentiva a compartilharem suas opiniões e ideias na busca de solução para os problemas encontrados. Faz parte do projeto introduzir nas atividades curriculares: conceitos de sustentabilidade, preservação ambiental, cuidado com a saúde e respeito pela natureza, demonstrando como o cuidado do espaço escolar relaciona-se com a proteção do meio ambiente e cuidado com a saúde. Ao integrar essas práticas de forma consistente e envolvente é possível a compreensão da importância da participação ativa e do cuidado coletivo não apenas na escola, mas também em suas vidas cotidianas.
Orientações: Recomendamos o uso de roupas e calçados confortáveis, boné e filtro solar.
EMEB Profª Mercedes Basile Bonito
Tema: O elemento fogo na Educação Infantil
Ementa: Nesta vivência pedagógica, propomos uma exploração cuidadosa e enriquecedora do elemento fogo na Educação Infantil. Abordaremos a relevância, a promoção de práticas seguras e o potencial criativo desse elemento natural, proporcionando uma experiência educativa significativa.
Nossos principais objetivos são: compreender o valor pedagógico do fogo na Educação Infantil, estimular a criatividade e a exploração sensorial das crianças, estabelecer conexão com a natureza e integrar conceitos científicos relacionados ao fogo na Educação.
EMEB Prof. Naman Tayar
Tema: Conhecendo a comunidade do Jardim São Camilo
Ementa: A proposta é oferecer uma vivência de inserção ao bairro do Jardim São Camilo, por meio de uma caminhada. Poder conhecer, de perto, como é nossa comunidade: ruas, vielas, casas e moradias. Hoje, 70% das crianças que frequentam a nossa escola são oriundas desse bairro. O objetivo é despertar um sentimento de empatia e poder proporcionar uma interação mais afetuosa com as crianças e famíliasl, além de poder pensar e planejar parcerias com a comunidade e criar projetos para melhorias tanto no aspecto social, quanto emocional. Após a caminhada, a qual será guiada por um líder comunitário, retornaremos para nossa escola e faremos um momento de troca de ideias e impressões dessa vivência. Será apresentado também o impacto dessa vivência com a nossa equipe no momento de planejamento no início do ano letivo.
Orientações: Recomendamos o uso de roupas, calçados confortáveis, boné, filtro solar e garrafa de água. Em caso de chuva, levar capa de chuva, galocha e guarda-chuva.
EMEB Prof. Nassib Cury
Tema: Verde Literário
Ementa: Verde Literário é a compilação de experiências vivenciadas pelas crianças na perspectiva do desemparedamento. Possibilitar momentos de leitura em suas diversas concepções, fazendo uso de um ambiente acolhedor que pode ser o responsável pela criação de uma memória afetiva, faz do local embaixo da grande árvore de nossa escola um lugar especial. A partir da leitura de um livro inspirador, será possível compreender a intencionalidade pedagógica no uso da horta e do pomar como ambientes potentes de aprendizagem. Acessar, por meio digital, o registro das crianças em suas diversas competências torna os ambientes locais ricos na ampliação da fluência leitora. A proposta é inspirar!
Orientações: Recomendamos o uso de protetor solar, roupas confortáveis e calçados fechados.
EMEB Prof. Nelson Álvaro Figueiredo Brito
Tema: "Da horta ao prato" -
práticas de incentivo a uma alimentação mais saudável
Ementa: Venha vivenciar diferentes contextos de experiências que podem levar as crianças à interagirem com alimentos de um modo diferente. Além de cultivar e cuidar de verduras e vegetais, nosso trabalho tem como objetivo aguçar os sentidos e a curiosidade delas para terem uma relação mais próxima com a alimentação saudável. O uso de equipamentos comunitários pode ser um espaço potente de aprendizagem e exploração, criando uma relação mais ampla com nosso bairro, proporcionando também novas formas de contato com a natureza e o convívio com outros agentes da comunidade escolar.
Orientações: Recomendamos o uso de boné, guarda chuva, filtro solar e roupas confortáveis.
EMEB Profª Nilse Moraes Leite
Tema: Brincantes na natureza: a utilização de tintas naturais e elementos da natureza num contexto diversificado
Ementa: Venha participar de uma vivência ao ar livre com um delicioso acolhimento em nossa creche! Aqui a participação, o protagonismo e a escuta das nossas crianças são o carro-chefe para a potencialização das propostas. Se você quer conhecer um pouco do nosso trabalho, venha nos prestigiar num momento de encantamento, com um delicioso café da manhã, ouvindo uma bela história ao ar livre no nosso galinheiro. Além de confeccionarmos um boneco de graveto e nos divertirmos com uma pintura tendo como suporte tintas naturais.
Orientações: Recomendamos o uso de roupas e calçados confortáveis.
EMEB Profª Odila Richter
Tema: Arte em Matemática
Ementa: O encontro improvável entre a Matemática e a Arte nos mostra que a criatividade não conhece fronteiras e que a harmonia pode surgir nas conexões e interações mais surpreendentes. Durante o ano letivo de 2023, a equipe docente da EMEB Prof.ª Odila Richter realizou oficinas para a recomposição das aprendizagens com o objetivo de aprimorar conteúdos pontuais em Língua Portuguesa e Matemática em diferentes níveis. Com a intenção de contribuir neste esforço coletivo, esta sequência didática foi criada e, nela, os estudantes aplicaram conteúdos de Matemática em composições artísticas. Foram apresentadas propostas com pontos, linhas, formas, figuras geométricas bi e tridimensionais e proporções, bem como foram apreciadas obras de artistas que utilizam estes recursos como referência. Ao participarem desta socialização, os educadores conhecerão as etapas da sequência e serão convidados a confeccionar uma escultura com sólidos geométricos a partir de referências de Arte e Matemática.
Orientações: Recomendamos o uso de roupas e calçados confortáveis, boné, protetor solar.
EMEB Prof. Oscar Augusto Guelli
Tema: Dia da Família: bem-estar, natureza e cidadania
Ementa: Pensando em oportunizar o contato com ambientes ricos em natureza e também o acesso aos equipamentos públicos do município, elaboramos uma vivência com nossos estudantes e seus familiares no Parque da Cidade. Para apresentar a proposta na VII SAP, adaptamos as ações e as realizaremos na escola, também privilegiada em áreas verdes e espaços livres para o brincar. No período da manhã proporcionaremos uma vivência com gincanas e brincadeiras recreativas, meditação, alongamento, dinâmica de integração e atividade de leitura/contação de história em um ambiente especialmente organizado para um chá literário. No período da tarde a vivência terá gincanas e brincadeiras recreativas, dança, alongamento, dinâmica de integração e atividade de leitura/contação de história em ambiente, especialmente, organizado para um chá literário.
Orientações: Recomendamos o uso de roupas e calçados confortáveis, boné, protetor solar e também que tragam uma toalha ou canga ou esteira.
EMEB Prof. Owen Zílio
Tema: Jardim verde: horta desconstruída e parque naturalizado. O espaço das possibilidades!
Ementa: Queridos educadores!
Vamos cultivar em um espaço alternativo de maneira não convencional! Ter vivências com a natureza, seus cheiros, formas, cores e sabores!!!
Em nosso Jardim Verde, onde desenvolvemos algumas etapas do Projeto Horta Escolar, existe um processo muito interessante que antecede o plantio, quer conhecê-lo? Você irá se surpreender com essa prática e terá a oportunidade de apreender um pouco sobre o nosso espaço e vivenciar as propostas realizadas pelas crianças no decorrer do ano letivo. Neste dia, todos os educadores e educadoras participarão de um processo intenso, rico e prazeroso que vai desde o planejamento e criação de um canteiro até o plantio, de forma cíclica que valoriza a continuidade.
Venha experienciar esse momento agradável e lúdico!
Orientações: Recomendamos que no dia da socialização estar vestido com roupas confortáveis, boné, uso de protetor solar, repelente (se desejar) e trazer uma garrafinha de água.
EMEB Profª Patrícia Pires
Tema: Corpo, alma e natureza na escola: a potência dos espaços externos
Ementa: Pensar "Corpo, alma e natureza na escola" teve um grande significado em nossa atuação e proposta. Partimos das concepções trazidas pelas crianças sobre esses conceitos. Desde esse momento, observamos atentamente a relação nata entre as crianças e a natureza, assim como seus interesses e suas curiosidades. Nesta VII SAP, realizaremos a narrativa da experiência de transformações na escola, assim como da promoção do estabelecimento de novas formas de habitá-la. Convidamos os educadores para participarem de "corpo e alma" de experiências entre si e os elementos: fogo e terra (período da manhã) ar e água (período da tarde), por meio de narrativas e produções próprias, a partir da interação com esses elementos e a singularidade de cada sujeito, permitindo também, novas reflexões sobre a cultura da infância e produção infantil.
EMEB Prof. Pedro Clarismundo Fornari
Tema: Gotas de Afeto: o desemparedamento proporcionando um mundo de descobertas!
Ementa: A socialização “Gotas de Afeto” pretende mostrar que trabalhar com o gênero carta pessoal pode ir muito além da leitura, interpretação, despedida e assinatura e pode envolver sentimentos e memórias. Por meio de práticas de desemparedamento, estudantes e professores deixaram de ser apenas redatores para viabilizar meios alternativos de entrega das produções nas casas das nossas crianças, envolvendo até mesmo o comércio local. A visita à uma agência de correios foi algo mágico e proporcionou um universo de descobertas. Nosso objetivo é partilhar e inspirar a aproximação entre professores, crianças e famílias, contando sobre a experiência que nos levou ao conhecimento de seres humanos incríveis, cuja simplicidade e humildade de se dispor a aprender produziram encantamento e mudanças no nosso olhar, afinal nossos pequenos escreveram palavras e ensinaram-nos a ler seus mundos por uma nova perspectiva.
EMEB Pedro de Oliveira
Tema: Observação do entorno escolar: educação para o trânsito
Ementa: Por meio da problematização no trânsito no entorno da unidade escolar, foi possível realizar uma proposta de desemparedamento com reflexões dos diferentes usuários - estudantes, pais, educadores, comunidade e agentes de trânsito - que juntos puderam vivenciar o processo educativo, com mudança de postura e maior segurança de todos.
Orientações: Recomendamos o uso de roupas e calçados confortáveis e boné.
EMEB Dr. Ramiro de Araújo Filho
Tema: Memórias, aromas e sabores - experiências sensoriais em volta da fogueira
Ementa: Nesta vivência, os educadores serão convidados a participar da experiência sensorial "fogueira de cheiros" e de todo ciclo da pesquisa. Teremos também, uma roda de conversa para troca de experiências, com alguns registros de nossa documentação pedagógica que demonstrará a potência dessa estratégia didática que estimulou a relação entre as experiências sensoriais com os aromas e as memórias afetivas, permitindo de fato o protagonismo de nossas crianças.
Orientações: Recomendamos o uso de roupas confortáveis.
EMEB Dep. Ranieri Mazzilli
Tema: Um entorno de aprendizagens
Ementa: A nossa prática de desemparedamento convida os educadores a caminhar e conhecer o entorno da unidade escolar, os elementos naturais e urbanos, os espaços públicos e privados, a conservação do espaço, observando a sinalização de trânsito e visualizando mapas e maquetes das ruas adjacentes à escola. A partir dessa vivência, pretendemos identificar as potencialidades e fragilidades do bairro e motivá-los a levantar dados com seus estudantes sobre o entorno de suas unidades escolares, inspirando boas práticas de ensino e aprendizagem.
Orientações: Recomendamos o uso de roupas e calçados confortáveis, boné e filtro solar e que tragam uma garrafinha com água.
EMEB Prof. Reynaldo de Montalvão Basile
Tema: A importância da estética nos contextos investigativos
Ementa:A estética desempenha um papel crucial no processo de aprendizado de crianças pequenas, contribuindo para a criação de ambientes enriquecedores, acolhedores, imaginativos e motivadores.Quando incorporamos a estética aos contextos investigativos com materiais previamente selecionados e organizados, incluindo ao que é proposto, os elementos da natureza, proporcionamos espaços de pesquisa, aprendizado, criatividade e descoberta. Isso oferece às crianças a oportunidade não apenas de adquirir conhecimento, mas também de explorar a beleza, permitindo que elas se tornem protagonistas de suas próprias jornadas de aprendizado e pesquisa. Nesse dia, vocês terão a oportunidade de ver "ao vivo" alguns contextos investigativos montados para apreciação, além de conhecerem um pouquinho do nosso percurso de construção da prática e formação pedagógica para chegarmos até aqui!
Além disso, teremos um gostoso bate-papo para troca de experiências!
Orientações: Recomendamos o uso de roupas confortáveis.
EMEB Rotary Club
Tema: O segredo das plantas
Ementa: A natureza é simplesmente fascinante e as crianças pequenas são naturalmente curiosas sobre o mundo ao seu redor. Os experimentos científicos dão vida a esse aprendizado e embasadas nas formações da "Casa do Pequeno Cientista", convidamos todos a olharem a natureza com os "olhos de crianças", descobrindo como são produzidas tintas naturais extraídas de plantas, observando os formatos, as cores e os aromas dos diferentes tipos de folhagens e desvendar, junto com nossa equipe, os segredos das plantas.
EMEB Profª Rute Miranda Duarte Sirilo
Tema: Ambiente inspirador: a potência da natureza nas aprendizagens
Ementa: Queridos educadores e queridas educadoras!
Será um prazer recebê-los(as) em nossa escola. Pretendemos compartilhar com vocês um pouquinho das nossas vivências, aproveitando a localização privilegiada em que estamos. A escola é rural e está inserida em um ambiente rico, favorecendo as práticas de desemparedamento e a interação com o ambiente e com a natureza, de maneira muito diversificada. Na socialização, mostraremos algumas propostas pedagógicas desenvolvidas em espaços ao ar livre, mais amplos, mais verdes e mais naturais, que proporcionam ao estudante a oportunidade de aprender com e na natureza, bem como desenvolver as diversas habilidades previstas para o seu desenvolvimento.
Venha vivenciar um dia no campo!
Orientações: Recomendamos o uso de boné, roupas e sapatos confortáveis para a caminhada, filtro solar e garrafinha de água.
EMEB Profª Ruth Carturan Wiemann
Tema: Aprender a cuidar: de mim, do outro e do espaço
Ementa: O Projeto Institucional nasceu da reelaboração de práticas anteriores, entretanto durante seu percurso foi modificado de acordo com as necessidades apresentadas, era preciso pensar mais do que simples mudanças de espaço, mas quem são as crianças e os educadores que ocupam esses espaços? Quais suas necessidades? Quais suas fragilidades? Foi preciso repensar nossas formas de pensar o tempo das crianças na escola, as formas de planejar e registrar as aprendizagens. Nosso convite não é para conhecer uma receita pronta, mas um jeito de pensar a escola das infâncias.
EMEB Irmã Úrsula Gherello
Tema: Ambiência: a comunidade escolar atuando na transformação dos espaços
Ementa: Desde a mudança de prédio, em 2022, vimos a necessidade de uma intervenção no espaço externo, pois entendemos que tal espaço é um local de encontro, vivências, experiências…. e precisa ser acolhedor. O jardim, localizado próximo à entrada da escola, foi escolhido como o primeiro local de intervenção.
Para garantir o sucesso desse projeto, contamos com a expertise de um engenheiro florestal e de uma bióloga, que conduziram rodas de conversa envolventes com os estudantes. Essas conversas não apenas expandiram o conhecimento deles sobre ecossistemas e biodiversidade, mas também inspiraram um senso de apreço pelo ambiente no qual convivemos e pela natureza que nos cerca. Diversas atividades pedagógicas foram desenvolvidas de forma concomitante com a intervenção prática na área do jardim, que contou ainda com a participação ativa da comunidade escolar. Venha conhecer nosso trabalho e ver de perto a transformação ocorrida em nossa escola!
EMEB Pref. Vasco Antonio Venchiarutti
Tema: Brincadeiras que aquecem o coração
Ementa: "Brincadeiras que aquecem o coração" é uma prática que busca resgatar a infância como um espaço de alegria e aprendizado, envolvendo toda a equipe escolar e as famílias. Resgata o espaço da rua, como um ambiente lúdico, seguro e desenvolve o protagonismo e a participação ativa das crianças. A socialização da prática ocorrerá em duas etapas: acolhimento e planejamento na escola; e, a vivência na rua - proporcionando uma experiência autêntica que evocará memórias felizes da infância. Destacamos o conteúdo e formato desta abordagem, alinhados às metodologias ativas, para melhor engajamento e participação dos envolvidos.
Orientações: Recomendamos o uso de boné, roupas e sapatos confortáveis para a caminhada, filtro solar e garrafinha de água.
EMEB Prof. Waldemir Savoy
Tema: Vamos dar chá para a natureza?
Ementa: Já dizia Manoel de Barros, que o nosso quintal é maior que o mundo e quando esse mundo é habitado por crianças, temos a certeza que elas estão vivendo e experienciando cada canto. Sabemos que existem muitos quintais e, por isso, queremos compartilhar um pouco do nosso quintal, das nossas vivências e das nossas propostas a partir da sensibilidade e da curiosidade de cada criança que aqui brinca e que um dia olhou para a natureza e percebeu que ela precisava de chá. Chá para renovar, chá para plantar, chá para crescer, chá para colher, chá para explorar, chá para se encantar. Vamos dar chá para a natureza? Que tal nos inspirar, restaurar, ampliar e despertar nossos interesses e nossas visões enquanto educadores? Venha conosco dar chá para a natureza e se encantar com todas as possibilidades que eles podem nos proporcionar.
Orientações: Recomendamos o uso de roupas e calçados confortáveis.
EMEB Wilma Nalin Fávaro
Tema: A natureza no cotidiano da creche: ser natural é essencial
Ementa: Vivenciar o espaço do bosque da escola organizado com a intencionalidade de promover diferentes aprendizagens, a partir da relação com o mundo natural, um mundo que exala aromas, floresce, frutifica, emite sons e tem sabores diversos, por meio do próprio corpo e sentidos. Como é possível viver o cotidiano da creche com mais verde, promovendo uma aprendizagem ao ar livre?
Orientações: Recomendamos o uso de roupas e calçados confortáveis, filtro solar.