Inscrição tarde
14 HORAS

Socialização de práticas
de desemparedamento da escola

EMEB Alvarina Barbosa Martins

Tema: Meu mundo lá fora 

Ementa: A socialização será fundamentada no Projeto Institucional "Meu mundo lá fora", utilizando conteúdos e estratégias que possam atravessar os muros desta realidade e inspirar outras unidades escolares. Conversaremos e realizaremos propostas com os quatro elementos da natureza: terra, ar, fogo e água, apoiados na observação, exploração, criação e investigação, no espaço do Bosque Hermindo Rossi, o nosso "bosquinho". Venham trocar experiências conosco num espaço privilegiado e inspirador. 

Orientações: Recomendamos o uso de roupas e calçados confortáveis, filtro solar e repelente de insetos. Levar garrafa de água. 

EMEB Amélia Lima Lopes

Tema: Curiosos por natureza

Ementa: A nossa proposta de socialização consiste em compartilhar as experiências de aprendizagem que contemplam o processo investigativo das crianças e sua autonomia, a partir da ambiência dos espaços escolares. Se você deseja conhecer novas ideias e propostas de Desemparedamento da Escola, venha para nossa socialização, pois apresentaremos uma breve retrospectiva do nosso projeto institucional em formato de estações, vivenciando as atividades desenvolvidas com as crianças e o papel do educador como mediador do processo. Ficou CURIOSO? Convidamos você a interagir conosco e descobrir os encantos do brincar com e na NATUREZA. 

EMEB dos Sonhos Prof. Anézio de Oliveira 

Tema: Horta: objeto de pesquisa e conhecimento 

Ementa: Venha conhecer e vivenciar as diferentes oportunidades de aprendizagem oferecidas pelo cultivo da horta escolar com seu novo conceito, que aguça a curiosidade das crianças promovendo a aprendizagem de forma inter e multidisciplinar, oportunizando a mudança de hábitos alimentares e a conexão com a natureza. 

Orientações: Recomendamos o uso de roupas e calçados confortáveis e boné. 

EMEB Profª Angela Rinaldi Bagne 

Tema: Pensando um espaço de referência para a construção da autonomia e identidade da criança 

Ementa: O espaço precisa ser entendido como parte integrante do currículo escolar, pois revela concepções da infância, da criança, do ensino e das aprendizagens que acontecem dentro da escola. Assim, o espaço da "amarelinha" da nossa escola foi repensado a partir das necessidades e características de crianças bem pequenas, a fim de propiciar a elas situações onde os seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento sejam garantidos diariamente. Um espaço que permita às crianças conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se! No nosso encontro, conversaremos sobre o percurso para a transformação desse espaço: envolvimento da equipe e crianças, aprendizagens e obstáculos. Traga seu olhar curioso para conhecer mais de perto nossa prática e vivencie com todos os sentidos o nosso novo espaço da "amarelinha". 

EMEB Profª Anna Pontes Chagas 

Tema: Expressando nossas emoções pela Arte 

Ementa: Na atualidade e, principalmente, após a pandemia de Covid-19, observamos a importância do manejo das emoções de forma a contribuir para uma educação socioemocional que atenda as situações desafiadoras do século XXI, auxiliando também no desenvolvimento da saúde mental e estabilidade emocional. Convidamos os educadores de Jundiaí a participarem de uma vivência que une “Arte, Natureza e Emoções”, certos de que a natureza é uma fonte valiosa de bem-estar emocional, podendo promover sentimentos de calma, admiração e que o fazer artístico nos remete aos nossos próprios sentimentos, tornando-nos mais sensíveis às emoções dos outros e contribuindo para o desenvolvimento da empatia. 

EMEB Profª Anna Rita Alves Ludke 

Tema: O segredo de um espaço de aprender, ensinar e encantar! 

Ementa: Você terá a oportunidade de conhecer a nossa escola, como ela funciona em seu dia a dia e explorar os diferentes espaços internos e externos, assim como todo o seu entorno escolar. Apresentaremos as diversas propostas realizadas por meio do desemparedamento: na horta, no trabalho por rotações, na parceria com a ONG Sol, nas atividades na quadra, nos espaços externos e também com a Banca dos Sonhos! Além disso, poderão conhecer o trabalho da Gestão, capitães a postos no processo de escuta, observação, e adequação das práticas da escola, assim como o processo de monitoramento, avaliação e reajustes com toda a equipe escolar.

Nossa escola estará de braços abertos esperando por você! Será um prazer tê-lo conosco!

EMEB Antonino Messina

Tema: O meu oi atravessa fronteiras - My hello crosses frontier 

Ementa: Socialização da prática pedagógica que partiu das ideias e contextos estudados com a formação da professora Silvia Juhas: a equipe iniciou um trabalho pontual sobre produção de texto com práticas de escrita em contexto e destinatário reais, atividades desenvolvidas inicialmente como etapas do Projeto Institucional. Nos anos seguintes, a ideia e os conteúdos foram ampliados e hoje é um trabalho desenvolvido por todas as turmas como atividade permanente. Faremos a apresentação do projeto contemplando o conhecimento específico do gênero carta em Língua Inglesa e Língua Portuguesa, que teve como uma das etapas a elaboração e entrega de cartas com mensagens bilíngues de acolhimento entre os próprios estudantes e entre os estudantes e a comunidade. Destacamos também o conhecimento linguístico da Língua Inglesa para a realização da atividade escolar a ser apresentada.

EMEB Prof. Antonio Adelino Marques da Silva Brandão 

Tema: Arte Orgânica 

Ementa: Esta proposta propicia aos educadores a vivência de uma prática educativa como uma das ações do Programa Voa Pé e a elaboração de exposição ao ar livre. Além disso, fomenta reflexões sobre como proporcionar aos estudantes a exploração de múltiplas culturas visuais, dialogar com as diferenças e conhecer outros espaços e possibilidades inventivas e expressivas, ampliando os limites escolares, criando novas formas de interação da natureza como suporte no processo de ensino e aprendizagem, partindo do fazer artístico com materiais orgânicos. Suas etapas compreendem a coleta e pesquisa sobre suas materialidades, por meio das quais os estudantes podem ampliar sua produção cultural, sejam elas concretas ou simbólicas. Venha conhecer nosso projeto! 

Orientações: Recomendamos o uso de roupas e calçados confortáveis, boné, filtro solar, repelente e que os participantes levem garrafa com água. 

EMEB Antonio Brunholi Netto

Tema: Meu pé de pitanga: um espaço de experimentações e descobertas! 

Ementa: O trabalho que será apresentado é uma etapa do nosso Projeto Institucional "Natureza em obra: reavivando nossos espaços". Compreendemos que os espaços da escola devem atuar como elemento educador, estimulando a criatividade e favorecendo as interações e brincadeiras. Um espaço dinâmico, vivo, exploratório e acessível a todos, que garante a ampliação das experiências, potencializa as interações e possibilita as mais variadas criações, auxiliando a criança em seu processo contínuo. Neste dia, conversaremos sobre o nosso projeto e vivenciaremos uma proposta artística com o elemento da natureza TERRA. Será um dia muito especial em que poderemos compartilhar nossos saberes. 

Orientações: Recomendamos o uso de roupas e calçados confortáveis. 

EMEB Antonio de Pádua Giaretta

Tema: Sustentabilidade, saúde e responsabilidade 

Ementa: Um convite para se conectar à natureza com experiências simples que potencializam o nosso "EU natural". Compartilharemos um projeto que surgiu por meio de situações reais, oportunizando vivências, exploração dos diferentes espaços, demonstrando como é possível desenvolver um trabalho de forma interdisciplinar com o desemparedamento, visando a saúde, a sustentabilidade e a responsabilidade, a participação da comunidade e a consciência do fortalecimento do vínculo com a natureza.

Orientações: Recomendamos o uso de roupas e calçados confortáveis. 

EMEB Antonio Loureiro

Tema: Alimentação saudável e empreendedorismo 

Ementa: O objetivo da oficina é conhecer o projeto "Alimentação Saudável" desenvolvido na EMEB Antônio Loureiro com as crianças de 1ºs e 2ºs anos e chamar os educadores participantes a vivenciar uma das etapas do projeto percorrendo um pequeno percurso a pé para a colheita e compra de hortaliças na horta da comunidade. As experiências propostas nessa vivência visam promover e socializar práticas que possam ser realizadas com outras crianças de suas respectivas escolas, buscando a conscientização e o incentivo à ingestão de alimentos saudáveis. Durante a socialização serão apresentados registros das experiências vivenciadas no projeto, que envolvem atividades ao ar livre, em consonância com o conceito de desemparedamento e o Programa Voa Pé. 

Orientações: Recomendamos o uso de roupas confortáveis, tênis, filtro solar e boné, pois faremos uma pequena caminhada até a horta da comunidade. 

EMEB Profª Aparecida Bernardi do Amaral 

Tema: Comidinhas com elementos da natureza 

Ementa: As crianças precisam brincar! É direito delas, faz parte da essência de uma infância bem vivida. Cabe-nos questionar: Tal direito está sendo garantido na escola das infâncias? Como nossas crianças estão brincando? Onde brincam? Considerando tais prerrogativas, o projeto tem como objetivo promover o brincar com e na natureza, com a intencionalidade de garantir os direitos e os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento preconizados para essa faixa etária. No nosso encontro haverá a socialização de quais foram as experiências das crianças, as aprendizagens conquistadas e os participantes terão a oportunidade de viver a experiência de brincar com e na natureza. Ao final, todos receberão o QR Code do livro produzido pelas crianças. Venha conhecer nosso projeto! Esperamos você! 

EMEB Aparecida Merino Elias

Tema: Creating from Machado de Assis 

Ementa: Seria possível levar Machado de Assis para dentro de uma sala de aula do Ensino Fundamental I? E os poemas de Machado? Calma, você não sabia que o nosso grande mestre também escrevia poesia? A partir da curiosidade das crianças acerca de quem era o escritor de quem a professora tanto lia e falava foi que se estruturou esse projeto que parte da seleção de alguns poemas machadianos e tem como ponto de chegada a criação de histórias, em língua inglesa, a partir dos versos lidos. Não se trata de uma tradução, mas de recriação, mudando, inclusive, o gênero e o suporte literário, da poesia ao stopmotion, unindo a literatura oitocentista e os modernos vídeos que cabem numa postagem das redes sociais. 

EMEB Aparecido Garcia

Tema: Crianças do Brasil: um encontro entre culturas 

Ementa: O projeto promoveu o intercâmbio cultural entre estudantes da EMEB Aparecido Garcia e o Colégio Salvatoriano de Videiras – SC, para o desenvolvimento de um trabalho interdisciplinar nas áreas de Língua Portuguesa, Ciências, Geografia e História. Os estudantes apresentaram as suas cidades, destacando a geografia, a história e o que mais as pesquisas revelaram de interessante de cada cidade. Foram utilizadas diferentes ferramentas tecnológicas para as pesquisas, a integração, a produção de textos e vídeos. O trabalho de campo nos espaços educativos da cidade garantiu o desemparedamento como ação educativa qualificada.
Venha conhecer esse incrível projeto, no qual as diferenças culturais se tornaram o elo de ligação de uma educação para a paz.

EMEB Profª Arcina Aparecida Nogueira Barboza 

Tema: Brincadeira de rua 

Ementa: Desemparedar a escola é permitir que as crianças possam brincar livremente e construam relações saudáveis com seus pares, em seus territórios, acompanhadas da natureza e de boas práticas de respeito e urbanidade. O desemparedamento é necessário em todas as faixas etárias, principalmente na Educação Infantil I, quando se inicia a construção do SER, fomentando a criatividade, a iniciativa, a autoconfiança, a capacidade de escolha, de tomar decisões e de resolver problemas, o que, por sua vez, nos oportuniza viver em sociedade.

Orientações: Recomendamos o uso de roupas e calçados confortáveis e filtro solar. 

EMEB Profª Armanda Santina Polenti 

Tema: Jardim Comestível e composteira de folhas secas: 

um conceito inovador na horta escolar 

Ementa: Nosso “Jardim Comestível” estará de portas abertas para receber os educadores da Rede Municipal durante a VII SAP com reflexões sobre a importância de repensar a horta escolar numa perspectiva para além da ambiência. Convidamos a todos para um bate-papo ao ar livre, regado a degustação de diferentes sabores e saberes em torno das PANCs, em meio ao pergolado e a composteira de folhas secas de nossa escola. Sejam muito bem-vindos. Esperamos por vocês! 

Orientações: Recomendamos o uso de roupas e calçados confortáveis e filtro solar. 

EMEB Assumpta Segantim Negri

Tema: Alimentação saudável: um projeto em contexto de desemparedamento 

Ementa: O projeto é realizado nos ambientes externos, nos quais as crianças têm acesso a contextos investigativos com e na natureza, propiciando que elas sejam protagonistas de toda a ação didático-pedagógica calcada na alimentação saudável. A horta é a nossa principal aliada e que permite fomentar uma educação integradora com foco no crescimento, desenvolvimento e educação alimentar das crianças, além de gerar mudanças na cultura da comunidade no que se refere à alimentação, nutrição, saúde e qualidade de vida de todos. Será muito bom receber a sua visita para compartilharmos a nossa experiência e vivenciarmos uma proposta juntos. 

Orientações: Recomendamos o uso de roupas e calçados confortáveis. 

EMEB Profª Beatriz Blattner Pupo 

Tema: Desemparedamento: "pensamento computacional e 

programação em blocos" 

Ementa: Nossa prática de desemparedamento é voltada para o desenvolvimento de competências em Pensamento Computacional e Programação em Blocos, cujo a referência é a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o reconhecimento da importância do uso crítico e responsável das tecnologias digitais na sociedade contemporânea. Ela teve como objetivo capacitar os estudantes para compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de forma crítica, responsável e ética, em consonância com os princípios da BNCC, explorando novas oportunidades de aprendizagem, além dos espaços escolares. Ao conhecer esse projeto, os educadores participarão de atividades práticas, tendo a oportunidade de vivenciar a experiência de como a lógica de programação é estabelecida, exploração da ferramenta “cod.org.” para a construção de linguagem de programação e a exploração dos jogos que foram criados pelos estudantes.

EMEB Profª Benedita Alzira de Moraes Camunhas 

Tema: Natural e digital para além do trivial: protagonismo infantil em contextos investigativos 

Ementa: Nesta socialização os participantes estarão envolvidos em contextos investigativos na horta escolar, onde a nutrição de olhares transitará entre a potência desse espaço como promotor de aprendizagens significativas, a exploração criativa e multissensorial de elementos naturais e a utilização de recursos tecnológicos como apoiadores das pesquisas, suscitando experimentações e descobertas. 

EMEB Profª Brígida Gatto Rodrigues

Tema: A natureza de dentro – espaços, rotina e estabilidade 

Ementa: Desde 2020, a equipe da EMEB Brígida dedica-se aos estudos sobre a relação entre criança e natureza, motivada pelas imersões de adultos e crianças no bosque vizinho à escola. As explorações ao ar livre inspiram a organização do espaço escolar e reflexões sobre tempos, rotinas, contextos e materialidades. O desemparedamento e o brincar livre são a base de nossas ações, ancoradas na estabilidade e nos vínculos privilegiados. Os educadores visitantes serão recebidos pela equipe e, em pequenos grupos, conhecerão os espaços e suas possibilidades, os critérios para a escolha das propostas e materiais e os valores éticos e estéticos que sustentam a prática e relação com as crianças. Esperamos vocês! 

EMEB Carla Andressa de Oliveira Sinigalia

Tema: Vivências nos espaços externos da escola 

Ementa: Através das vivências nos espaços externos da escola, apresentaremos o nosso trabalho, que cuida da potencialização da aprendizagem em diferentes ambientes, com a exploração de múltiplos materiais. Conversaremos também, sobre o desenvolvimento histórico e teórico do processo de construção dos ambientes de aprendizagem e seus materiais, além da apresentação do portfólio digital das atividades desenvolvidas e a interação entre escola e família. Venha conhecer e contribuir com o nosso trabalho! 

Orientações: Recomendamos o uso de roupas e calçados confortáveis. 

EMEB Prof. Carlos Foot Guimarães

Tema: Ações “desemparedadas” diversas: formas eficazes de ensino dos conteúdos do currículo de Matemática no Ensino Fundamental I 

Ementa: Ao participar da Socialização em nossa escola, vocês poderão conhecer as propostas desemparedadas de ensino de determinados conteúdos de Matemática, do primeiro ao quinto ano, por meio da exposição oral e da apresentação de fotos e vídeos, contextualizando teoricamente as propostas e relacionando-as ao currículo municipal. Buscaremos indicar o uso de espaços diversos e de materiais manipulativos específicos nos processos de ensino, como condição para a compreensão de determinados conceitos matemáticos pelos estudantes e demonstrar a complexificação das abordagens conceituais durante o percurso da educação escolar do Ensino Fundamental I. Chamaremos a atenção, ainda, para o caráter lúdico que a diversificação dos espaços e materiais didático-pedagógicos pode agregar aos processos de ensino e a importância disso para a garantia das aprendizagens dos estudantes.

Orientações: Recomendamos o uso de roupas e calçados confortáveis. 

EMEB Profª Celsina Barbosa Pazinatto 

Tema: Semeando conhecimento e cultivando conexões e saberes 

Ementa: A nossa proposta terá início com uma breve fundamentação teórica do trabalho realizado com as crianças (investigação e contato com o mundo natural). Em seguida, proporemos uma visita à horta da comunidade para vivenciarmos uma colheita da cultura plantada e cultivada pelas crianças, com a qual faremos uma receita e posterior degustação. Finalizaremos com a apreciação dos registros que retratam todo o processo do trabalho efetivado com as nossas crianças. Sintam-se convidados a conhecer o nosso trabalho e experienciar esse momento conosco!  

Orientações: Recomendamos o uso de roupas e calçados confortáveis. 

EMEB Profª Cesarina Fortarel Gonçalves Dias

Tema: Ensino Híbrido e Desemparedamento da Escola: 

uma experiência com estudantes do 4º ano 

Ementa: Nessa proposta, que foi desenvolvida além dos muros da escola, os estudantes utilizaram o laboratório do FAB LAB para materializar o jogo construído por eles sobre as doenças da infância. Além disso, tiveram a oportunidade de entrevistar uma pessoa portadora de sequelas da poliomielite, ampliando assim os conhecimentos sobre o tema estudado. Buscou-se utilizar a tecnologia a favor das aprendizagens, por meio das metodologias ativas, que promoveram o protagonismo dos estudantes e proporcionaram a interação e a integração. Venha conhecer esse trabalho que culminou com a criação de um jogo e um aplicativo confeccionados pelos estudantes!

EMEB Profª Cinira Cardona Mazzali 

Tema: Experiência sensorial com tintas naturais 

Ementa: Em nossa unidade escolar, as práticas de experiências sensoriais são muito comuns, elas se fazem presente em nossas propostas diárias para trabalhar os múltiplos sentidos das crianças. Com isso, temos o objetivo de ampliar o conhecimento de mundo que as crianças possuem, manipulando diferentes objetos e materiais, explorando suas características, propriedades e possibilidades de manuseio, entrando em contato com diversas formas de expressão artística. Venha se encantar e descobrir essas diferentes possibilidades, viajando no mundo das cores em contato com a natureza sob a sombra nosso pé de Fícus. s. 

Orientações: Recomendamos o uso de roupas e calçados confortáveis. 

EMEB Profª Cléo Nogueira Barbosa 

Tema: Restaurante: iFood da Prô Aline 

Ementa: Esse projeto consolida nossa concepção de desemparedamento, partindo da escuta da criança, suas curiosidades e seus interesses, alinhados aos direitos de aprendizagens, por meio de propostas com e na natureza de forma intencional e contextualizada, potencializando os espaços externos à sala referência e o entorno da escola como fundamentais para o desenvolvimento global da criança. Ressaltamos que nossa escola é privilegiada em espaços externos e, desde a pandemia, fomos investindo nesses espaços para que pudéssemos oportunizar vivências e experiências significativas às crianças e aos educadores, em seus planejamentos, para que isso fizesse sentido. Venha conhecer nossos espaços e participar desse grandioso projeto. 

EMEB Profª Cleonice Adolpho de Faria 

Tema: O brincar além das paredes - ressignificando o brincar livre na natureza a partir dos 4 elementos: terra, fogo, ar e água e dos materiais heurísticos 

Ementa: Partindo do questionamento: Como a escola pode assegurar que as crianças cresçam e se desenvolvam em contato direto com a natureza e com os espaços públicos da cidade? Buscando caminhos para responder a esta pergunta, o brincar vem ao encontro dessa problemática como ferramenta para abrir novas possibilidades e permitir direcionar novos caminhos. Sendo assim, vamos propor vivências nas quais os adultos mergulhem, de corpo inteiro e experimentem o elemento fogo em uma fogueira com preparo de um alimento, confecção de mandala e pintura com giz derretido; o elemento ar com confecção de pipa de mão; o elemento água trazendo uma rica experiência com gelo e tintas naturais e com o elemento terra vamos passear por um caminho sensorial e modelar com argila. 

Orientações: Recomendamos o uso de roupas confortáveis. 

EMEB Profª Clotilde Copelli de Miranda 

Tema: Olhar para o encontro e o reencontro: 

alimentar, cuidar, brincar, fazer, viver, ser! 

Ementa: Convidamos todos para participarem de uma prática interativa que contribuiu com a transformação do hábito alimentar das crianças, famílias e educadores nos espaços da nossa escola, tendo a natureza como essência. Em um mundo acelerado, no qual os alimentos industrializados e ultraprocessados acabam sendo uma alternativa mais fácil, como buscar obter uma alimentação mais saudável?
Nada melhor do que o “caseiro”, o "natural". A alimentação está além do alimento, a intenção e a expansão temperam a saúde: física, mental, emocional. Venham conosco resgatar a valorização de uma alimentação natural adequada para nossas crianças, comunidade e educadores, desembalando menos e descascando mais. 

Orientações: Recomendamos o uso de roupas leves e confortáveis, boné e tênis para caminhada. 

EMEB Profª Clotilde Mazzali Bollini 

Tema: A natureza e seus elementos: água, terra, fogo e ar 

Ementa: A equipe escolar da EMEB CLOTILDE MAZZALI BOLLINI, apresentará o projeto institucional “A natureza e seus elementos: água, terra, fogo e ar”, por meio de quatro vivências, cada uma delas com um elemento da natureza. Mostraremos como o cotidiano escolar é formado por um planejamento pautado nos direitos de aprendizagem e como ele é vivenciado de forma singela pela criança. Compartilharemos nosso olhar, nossas intenções, propostas e reflexões para ampliar o diálogo que considera a criança, desde o seu nascimento, como sujeitos de cultura, de história, de direitos e, assim, mostrar que a FELICIDADE está presente nas interações, nas relações e nas brincadeiras. 

Orientações: Recomendamos levar uma troca de roupa (experiência com água), ir com roupas confortáveis, uso de boné e uso de filtro solar. 

CMEJA - Prof. Dr. André Franco Montoro

Tema: Argos & Vila Arens: paisagens em diferentes tempos 

Ementa: O objetivo principal do projeto interdisciplinar "Argos & Vila Arens: paisagens em diferentes tempos” visou o estabelecimento da relação de pertencimento e do reconhecimento da historicidade do Complexo Argos, oferecendo aos estudantes um espaço de ensino e aprendizado não formal, sensorial, dialogal e criativo. Além disso, ampliou a concepção dos estudantes sobre a importância das fotografias como fontes documentais, a partir da contraposição de imagens antigas e fotografias atuais do Complexo e seu entorno. Com isso, favoreceu uma visão de como as fotografias podem possibilitar uma maior acuidade na apreensão da historicidade da paisagem urbana.

Venha conhecer nosso projeto! Será um prazer tê-lo conosco!

Orientações: Recomendamos o uso de roupas e calçados confortáveis e boné. 

EMEB Deodato Janski

Tema: Horta e alimentação saudável 

Ementa: A alimentação é fundamental para ter uma vida saudável e, quando se trata de crianças, sua importância é ainda maior, pois os hábitos alimentares nesta fase refletirão em todas etapas do desenvolvimento. A nossa escola desenvolveu um papel importante na formação da prática alimentar dos estudantes, integrando a família e reforçando a necessidade de uma alimentação nutricionalmente variada. Neste contexto, utilizando o desemparedamento e as metodologias ativas, o projeto tem intenção de proporcionar aos estudantes e a comunidade escolar hábitos alimentares saudáveis e acessíveis.

EMEB Profª Dina Rosete Zandona Cunninghan  

Tema: O que há em nossa escola? 

Ementa: O percurso formativo dos educadores e os direitos de aprendizagens das crianças enlaçam-se numa experiência envolvente, investigativa e lúdica.
Com o tema “O que há em nossa escola?”, a EMEB Dina convida os educadores a conhecerem um pouco do encantamento que há na escola, vivenciando propostas com teatro, horta, degustação, visita ao galinheiro, interações e aprendizagens. 

EMEB Duílio Maziero

Tema: "Guardiões da biodiversidade, do patrimônio histórico e cultural" - 

um bosque, diferentes possibilidades - da antiga EMEA aos dias atuais! 

Ementa: O bosque agregado ao espaço escolar e à antiga EMEA (Escola Municipal de Educação Ambiental) traz a oportunidade de identificação e análise da história e das mudanças na paisagem local, a identidade que caracteriza o bairro da Toca, seus desdobramentos na transformação do ambiente ao longo dos anos, levando à prática de ações de conservação, preservação e uso dos espaços. Sendo assim, surgem diversas possibilidades que permitem maior interação das crianças com a natureza, levando-as a praticar ações e a buscar soluções para melhoria das interações do ser humano com a natureza e, consequentemente, melhoria da qualidade de vida. A participação na socialização permitirá uma "viagem pelo tempo", por meio de registros como fotos e relatos que narram o percurso desde os tempos da EMEA até o bosque nos dias atuais e proporcionará a exploração dos quatro elementos naturais: terra/ água/ar/fogo e a degustação, de forma dinâmica e interativa. 

Orientações: Recomendamos o uso de roupas confortáveis (de preferência calça comprida); filtro solar; boné e tênis. 

EMEB Dr. Edward Aleixo de Paula 

Tema: Diálogo e relações: o enredo da vida 

Ementa: Serão desenvolvidas propostas realizadas na unidade escolar que possibilitam o protagonismo dos participantes, enfatizando a importância do desemparedamento, da organização dos espaços, do brincar com elementos da natureza e da promoção das boas relações, respeito, solidariedade e empatia. Iniciaremos com o acolhimento e apresentaremos o Projeto “Diálogos e relações: o enredo da vida”. Após a leitura do livro selecionado pela equipe, faremos a vivência na área externa. Com isso, pretendemos sistematizar duas etapas importantes do projeto, que são: o reconhecimento dos sentimentos a partir da contação de histórias e o trabalho das emoções a partir das brincadeiras, jogos simbólicos, construções artísticas, ambas envolvendo ambientes naturais e elementos da natureza na execução. Desse modo, o projeto auxilia a construção da autonomia moral das crianças, a qual, perpassa o reconhecimento dos sentimentos e a reação às mais diversas emoções. 

Orientações: Recomendamos o uso de roupas e calçados confortáveis e filtro solar. 

EMEB Prof. Fábio Rodrigues Mendes

Tema: Coleta seletiva e reciclagem: desemparedamento e cidadania 

Ementa: Essa socialização pretende reforçar a importância do trabalho de temas como reciclagem, ecologia e meio ambiente, demonstrando o trabalho realizado com os estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental, que por meio de atividades desemparedadas, tiveram a oportunidade de analisar a realidade da comunidade e propor ações de melhoria, exercendo assim, sua cidadania dentro e fora da escola, de forma plena.

Orientações: Recomendamos o uso de roupas e calçados confortáveis e filtro solar. 

EMEB Profª Fátima Aparecida Damásio dos Santos Pandolpho 

Tema: Aulas Passeio: visitando e estudando o entorno escolar

Ementa: A partir da revitalização dos espaços da unidade, a equipe escolar entrou em contato com os diversos equipamentos do entorno, viabilizando a utilização dos mesmos na prática pedagógica de forma a ampliar as práticas de desemparedamento ocorridas na escola. Corroborando com o programa Voa Pé, durante o trajeto e diversos momentos das propostas, os estudantes relacionam-se entre si no seu próprio grupo, com os educadores e com os colegas dos demais grupos, uma vez que mais de um grupo realiza a visita nas “aulas passeio”. Conhecer e explorar as possibilidades de utilização do território, a fim de que escola e comunidade ampliem suas relações são as premissas deste trabalho. 

Orientações: Recomendamos o uso de roupas e calçados confortáveis, filtro solar e boné. 

EMEB Profª Fernanda de Favre Merbach 

Tema: As materialidades e possibilidades dos elementos que compõe o ambiente de aprendizagem na creche 

Ementa: Brincar com o que? Muitos de nós educadores ainda acreditam que para a criança brincar é preciso um arsenal de brinquedos. Os participantes desta vivência, terão a oportunidade de ampliar suas estratégias em relação aos recursos que podemos oferecer às crianças em seus diferentes momentos brincantes: uma tábua e um pneu podem se transformar em diferentes brincadeiras; uma tábua com tinta que possibilita o reflexo de uma imagem, pode desencadear em diferentes narrativas em pares. Desta forma, a relação entre o brinquedo e a brincadeira não depende de recursos ou materiais sofisticados e sim de curadoria, de intencionalidade apurada e com olhos de criança. Cabe a nós alimentar este brincar. Um brincar simples, espontâneo e sem excessos. 

Orientações: Recomendamos o uso de boné, roupas confortáveis e filtro solar. 

EMEB Prof. Flávio D' Angieri 

Tema: Terra e Universo: explorando os espaços da escola para ampliação dos conhecimentos 

Ementa: Por meio de atividades desemparedadas, os estudantes ampliaram seus conhecimentos sobre o Sol, os movimentos da Terra e a formação da sombra com a incidência da luz. Num local agradável dentro da unidade escolar, onde temos um campo de futebol, os estudantes puderam visualizar o que numa folha de papel, de forma abstrata, é muito difícil para a compreensão e aprendizagem. A partir de uma sequência de questões mediadoras e reflexivas, cada um teve a oportunidade de expôr o que vivenciou de uma forma lúdica, pois também utilizaram as mãos para brincar com as sombras. Ao participarem dessa experiência, exploraram a criatividade e também desfrutaram dos benefícios de estar na natureza.

Orientações: Recomendamos o uso de boné, roupas confortáveis e filtro solar. 

EMEB Irmã Flórida Mestag 

Tema: Água e Solo "tamo junto" 

Ementa: Você já viu uma transformação de paisagem? Tem interesse em de conhecer uma? No projeto "Água e Solo, TMJ" desenvolvido no bairro Mato Dentro -uma área de manancial pertencente à bacia do Rio Capivari- você conhecerá um exemplo de sucesso de parceria entre escola, comunidade e poder público, que possibilitou a criação de um parque.
Apresentaremos também todo o trabalho pedagógico que fundamentou o resultado, demonstrando os objetivos de cada membro da equipe escolar, quais indicadores ambientais qualificam o ambiente e também o processo de escuta da comunidade escolar e dos moradores do bairro. 

Orientações: Recomendamos o uso de boné, roupas confortáveis, filtro solar e água. 

EMEB Profª Florisa Volpe 

Tema: Arte e natureza: inspirações 

Ementa: Desemparedamento: vamos pensar nas possibilidades de ampliação das práticas de aprendizagem ao ar livre?
Mexer com argila, sentir a textura das folhas, flores, sementes, o cheiro de ervas aromáticas e explorar a sombra que diferentes objetos produzem, essas são as vivências que queremos proporcionar aos educadores, pois acreditamos que a experiência tem que passar primeiro pelo corpo do educador para depois chegar até a criança. 

Orientações: Recomendamos o uso de roupa confortável. 

EMEB  Profª Geralda Berthola Facca

Tema: A prática do Desemparedamento da Escola e a 

valorização do patrimônio público   

Ementa: A partir do estudo dos espaços públicos e privados do nosso entorno, pudemos perceber que as calçadas são utilizadas de maneira inadequada pelos donos de animais que levam seus pets para passear. Desta forma, os estudantes desenvolveram um trabalho de conscientização com a comunidade, fortalecendo o vínculo com os moradores do bairro, exercitando também a cidadania. Venha conhecer esse projeto e ver de perto o resultado desse projeto!  

Orientações: Recomendamos o uso de boné, roupas confortáveis e filtro solar. 

EMEB Prof. Geraldo Pinto Duarte Paes 

Tema: Animais e meio ambiente: projeto integrando o Desemparedamento da Escola e as áreas de conhecimento 

Ementa: Será que vai dar certo? Esse é um dos questionamentos que fazemos, enquanto professores, ao pensarmos em um projeto para a turma. É um grande desafio quando esse, além de despertar o interesse das crianças, também precisa contemplar objetivos e habilidades de aprendizagem. Convidamos você para refletir, trocar experiências e conhecer um pouco sobre ações e possibilidades de adaptações em um projeto interdisciplinar, realizado anteriormente com o G4 e 1º ano e em 2023, com o 2º ano. Vamos conversar sobre possíveis adaptações que podem acontecer durante a realização de um projeto, inclusive com as propostas de desemparedamento, cujo foco é utilizar o ambiente e os espaços públicos como ferramenta de estudo. Será um momento de contato com a natureza, aproveitando o Parque Botânico! Venha com roupas e calçados confortáveis!

Orientações: Recomendamos o uso de boné, roupas e calçado confortáveis e filtro solar. 

EMEB Profª Glória da Silva Rocha Genovese

Tema: O Desemparedamento da Escola no processo de construção de uma educação antirracista 

Ementa: Este projeto tem como objetivo pensar em práticas artísticas de diferentes linguagens que promovam o fomento da cultura afro-brasileira e a pautas antirracistas. Buscando explorar os diversos espaços escolares, tendo em vista que a educação extrapola a sala de aula, ele foi realizado de forma interdisciplinar, visando tornar a prática mais significativa e um trabalho integrado dos professores e comunidade escolar. A socialização desta experiência será realizada de forma expositiva, com momento inicial de sensibilização a partir de uma canção, apontando as etapas do projeto, as fotos e vídeos dos estudantes durante as práticas e também a exposição do trabalho final que compõe quatro telas com tramas interligadas.

EMEB Helena Galimberti

Tema: A cozinha encantada dos contos infantis

Ementa: O projeto visa estimular o desenvolvimento integral das crianças por meio da culinária, arte e exploração da natureza. As atividades envolvem a preparação, experimentação e a exploração de alimentos saudáveis, na criação artística inspirada na natureza, nos elementos naturais e a descoberta no uso do ambiente externo e natural. A apresentação será realizada por meio de slides expondo as produções das crianças, as propostas de culinárias desenvolvidas durante todo o percurso, degustações e demonstrações práticas das habilidades adquiridas pelas crianças. Cozinhar é brincar no mundo da realidade, venham experimentar nossas delícias! 

EMEB Profª Helena Meirelles Maia Torres 

Tema: "Quem ama cuida e se importa" e as propostas ao ar livre 

Ementa: Por meio do nosso projeto "Quem ama cuida e se importa" as crianças, famílias, equipe escolar e comunidade foram convidadas a refletir e participar de diferentes experiências, muitas delas ao ar livre, para despertar a consciência sobre o cuidar como um todo: da natureza, do patrimônio, do autocuidado e do cuidado com o outro. Os participantes poderão conhecer algumas práticas realizadas, principalmente, em nosso espaço externo, um potencializador de várias aprendizagens. Proporemos aos visitantes também uma experiência de enxergar o mundo na perspectiva de uma criança que nos traz leveza, por enxergarem encanto em detalhes do dia a dia, que podem passar despercebidos aos adultos. E você, consegue retomar seu olhar de criança?

EMEB Com. Hermenegildo Martinelli 

Tema: Abordando unidades de medida fora das salas de aula - do 1º ao 5º ano  

Ementa: As medidas, sejam elas convencionais ou não, estão presentes em todo lugar. Entender como medimos é entender como construímos e habitamos este mundo. Desde os primeiros anos escolares, as crianças aprendem conceitos partindo da identificação das unidades de medidas não convencionais, passando pela percepção da necessidade de padronização das unidades e adquirindo a compreensão do processo de medição e das características dos instrumentos escolhidos para tal. Sabemos que a aprendizagem se concretiza de forma significativa com a prática e entendemos a importância de aprender com e na natureza. Dessa forma, socializaremos um pouco do trabalho que desenvolvemos com medidas no Ensino Fundamental, do 1º ao 5º ano, aprofundando o estudo do tema, que vai em nosso planejamento da prática à sistematização do conteúdo, utilizando o ambiente escolar e os espaços naturais que dispomos aqui, como parque, horta, pergolado, entre outros.

Orientações: Recomendamos o uso de roupas e sapatos confortáveis para caminhar na horta, boné e filtro solar. 

EMEB Profª Hilda Maria Alves Paschoalotto

Tema: Aqui, ser criança é natural 

Ementa: A natureza é uma ferramenta potente de pesquisa e exploração pelos bebês e crianças bem pequenas. Os participantes serão convidados a refletir a partir da potência da natureza e vivenciarão propostas com e na natureza, assim como as crianças vivenciam em nossa escola. O que os bebês podem vivenciar com e na natureza? O cesto dos tesouros e o brincar heurístico com elementos da natureza, a organização dos espaços como potente recurso de desenvolvimento. Por que é tão importante planejar os espaços para bebês e crianças bem pequenas? Como organizar o espaço externo da escola com intencionalidade? Venha refletir conosco a partir dos aspectos acima e sentir a potência da natureza!  

Orientações: Recomendamos o uso de roupas confortáveis e filtro solar. 

EMEB Iracy Ferreira Bueno

Tema: As comidinhas das crianças da EMEB Iracy 

Ementa: Brincar é a ação principal da criança e um direito garantido em nossa Base Nacional Comum Curricular e proporciona às crianças inúmeras possibilidades de texturas, cores e formatos. Elas têm prazer em tocar, sentir, apertar, pegar os objetos, e explorar elementos naturais. Na prática que será socializada pelas professoras da nossa escola, os educadores serão convidados a conhecer o processo do brincar livre com a criação das comidinhas das nossas crianças, como essa prática possibilitou a estimulação das interações, da criatividade, do senso estético, da autoconfiança e da resolução de problemas, além de conhecer o planejamento do espaço do parque de areia de modo a qualificá-lo como ambiente de aprendizagem potente.

EMEB Profª Isabel Christina Marques de Oliveira 

Tema: Beleza no ler e contar - é só começar 

Ementa: Apresentaremos as ações que foram realizadas no Projeto "Beleza no ler e contar é só começar”, as quais proporcionaram aos estudantes diversas experiências leitoras e também a visita à Biblioteca da Universidade Paulista, onde tiveram a oportunidade conhecer a bibliotecária do local e ampliar os conhecimentos sobre a leitura e seus encantos. Nessa socialização, os educadores terão a oportunidade de conhecer alguns de nossos estudantes e o livro produzido por eles, visitar nossa recém inaugurada biblioteca e vivenciar uma experiência no Parque Naturalizado do Jardim Guanabara.

Orientações: Recomendamos o uso de roupas e calçados confortáveis; boné e filtro solar. 

EMEB Ivo de Bona

Tema: O xadrez e a ludicidade nas aulas de Educação Física 

Ementa: O jogo de Xadrez tem como essência a contextualização, pelo diálogo, entre as várias áreas do conhecimento, em especial o desenvolvimento do raciocínio lógico, velocidade e assertividade nas tomadas de decisão, reflexão por meio da empatia, desenvolvimento da competência emocional, resolução de conflitos, etc. As partidas e os torneios de xadrez entre estudantes de diferentes escolas permitiram a ampliação dos conhecimentos acerca do território, atuaram como estímulo para a socialização e conscientização dos desafios das relações interpessoais e das nuances das vitórias e derrotas. Assim, munidos de uma divertida e estimulante estratégia de aprendizagem, convidamos os amigos educadores para deleitarem-se em momentos únicos com o objetivo de promover aulas inovadoras e ainda mais significativas.

EMEB Profª Janet Ferreira Prado 

Tema: Rota industrial da Vila Arens – itinerário formativo com estudantes 

Ementa: Conhecer o Bairro Vila Arens, traz um conhecimento acerca da primeira industrialização de Jundiaí, com implantação de inúmeras indústrias têxteis e um requinte histórico que marcam o passado e o presente. Essa vivência, que proporcionará a visita a alguns locais da nossa cidade, contribuirá para a compreensão das transformações históricas e as mudanças que ocorreram ao longo do tempo. Os educadores poderão refletir sobre as oportunidades de ensinar conteúdos que fazem parte do Currículo Jundiaiense, fazendo um paralelo entre a teoria e a prática. Neste dia, teremos a colaboração do Diretor do Departamento de Patrimônio Histórico de Jundiaí e do Educador Social de Patrimônio Histórico, que contribuirá com os conhecimentos da história da cidade.

Orientações: Recomendamos o uso de roupas e calçados confortáveis; boné e filtro solar. 

EMEB Prof. Jânio da Silva Quadros 

Tema: O bairro da nossa escola 

Ementa: Poderá a memória e o desemparedamento conversarem e tornarem-se parceiros na aprendizagem das crianças por meio da multissensorialidade e múltiplas linguagens? Será possível incluir a tecnologia plugada e desplugada nas propostas com crianças pequenas? O Projeto O BAIRRO DA NOSSA ESCOLA promoveu aprendizagens riquíssimas para as crianças da Educação Infantil II embasado nos objetivos de aprendizagem da BNCC e nas estratégias de desemparedamento propostas por formações e vivências da UGE. Então, temos um convite para você... Venha conhecer uma possibilidade de trabalho que envolve os diferentes Campos de Experiência e que se alinha com os projetos da Unidade de Gestão de Educação. Esperamos por você, para juntos vivenciarmos momentos que poderão fazer parte da sua prática pedagógica e criar memórias que acalentam o coração. 

Orientações: Recomendamos roupas confortáveis, uso de boné, protetor solar e calçado adequado para caminhada. 

EMEB Ver. João Batista Toledo 

Tema: As quatro estações em som, forma e movimento 

Ementa: Os participantes serão recepcionados com um acolhimento preparatório para vivências de experimentações sensoriais de escuta e corporeidade, integrando as linguagens artísticas e oportunizando a livre expressão, o autoconhecimento e a busca de subsídios para o equilíbrio integral. Após o acolhimento, as vivências serão disponibilizadas em espaços, inspirados nas estações do ano, organizadas em circuitos complementares e predeterminados. Os participantes serão divididos em grupos, com a oportunidade de experienciar todas estas estações. Em cada estação haverá um mediador interagindo, estimulando, inspirando e conduzindo a experiência.

Orientações: Recomendamos o uso de roupa confortável que proporcione flexibilidade. 

EMEB Prof. João Fernandes Neto

Tema: Convivências brincantes 

Ementa: Quando bebês e as crianças bem pequenas brincam e eu as ouço brincar, a magia e o encantamento surgem no olhar... Convidamos os educadores a experienciarem nossas vivências brincantes. Refletiremos sobre como acontece a nossa organização das propostas e espaços, como escolhemos os materiais a serem utilizados e como refletimos sobre a nossa prática e intencionalidade pedagógica. Venham participar e compartilhar experiências onde a infância está no ar. 

Orientações: Recomendamos o uso de roupas e calçados confortáveis, boné e filtro solar. 

EMEB Prof. João Luiz de Campos 

Tema: Coma bem, viva bem! 

Ementa: O trabalho apresentado é uma mostra de alguns processos nos quais as crianças vivenciaram experiências na horta escolar durante as aulas de promoção da saúde e da alimentação saudável. Considerando este trabalho eficaz, surgiu a proposta de engajar educadores a fim de que vivenciem o mesmo nesta VII SAP. Serão apresentados percursos vivenciados pelos estudantes desenvolvidos na horta escolar, oportunizando e ampliando os saberes dos participantes para que possam reconhecer o papel da alimentação saudável como melhoria da qualidade de vida. 

EMEB Prof. Joaquim Candelário de Freitas 

Tema: Nossa escola contra a dengue: sensibilização e atitude 

Ementa: A socialização mostrará o percurso de uma turma de 4º ano que desenvolveu um excelente trabalho de acordo com o conteúdo de Ciências, "Promoção da saúde, conhecimento e prevenção a doenças infectocontagiosas e/ou que estão em evidência". O projeto “Nossa escola contra a Dengue, sensibilização e atitude ” integrou espaços internos e externos, além de recursos tecnológicos disponibilizados na escola, envolvendo pesquisa, planejamento e elaboração de slides, discursos orais, jogos e maquetes, com a culminância num workshop para as turmas da Educação infantil. O objetivo é compartilhar o processo de aprendizagem dos estudantes e trocar conhecimentos com outros educadores, demonstrando o percurso realizado, o protagonismo das crianças e os resultados nas aprendizagens.

Inscreva-se, vale a pena participar!

EMEB Prof. José Leme do Prado Filho 

Tema: Compreendendo conceito de perímetro e metro² 

Ementa: Vivência de atividade dinâmica e desemparedada na área da Matemática envolvendo as unidades temáticas da Geometria, Grandezas e Medidas e Álgebra, tendo como objetivo de aprendizagem, medir e estimar área de figuras planas. A vivência da atividade possibilitará a compreensão do conceito de área e metro quadrado, envolvendo o conhecimento em perímetro, medida padrão (metro), cálculo de área por meio de malha quadriculada, medida padrão (metro quadrado) e configuração retangular (multiplicação). 

EMEB Ver. José Pedro Raymundo 

Tema: Pesquisas e contextos investigativos sobre os quatro 

elementos da natureza 

Ementa: Terra, fogo, água e ar: como esses elementos apoiam as aprendizagens das crianças? Qual criança nunca teve interesse em cavar a terra até chegar ao outro lado do mundo? Quem nunca pulou ou dançou numa poça d´água? Por que as capas de super-heróis ou super- heroínas fazem tanto sucesso? E, o que falar do fascínio das crianças ao observarem as labaredas de fogo?
As brincadeiras, vivências, experiências e descobertas sobre esses elementos ajudam no desenvolvimento integral da criança, colocando-a em contato com a natureza e promovendo aprendizagens carregadas de sentido e significado.
Nesta socialização, apresentaremos algumas etapas do projeto da unidade que possibilitaram a construção de conceitos e conhecimentos sobre o mundo pelas crianças com base nos quatro elementos da natureza. 

EMEB Dr. José Romeiro Pereira 

Tema: A alimentação é mágica: onde tudo se transforma!  

Ementa: Convidamos todos a participarem de momentos agradáveis em nossa escola para conhecer as práticas que levaram as crianças a aprender brincando, construindo seu conhecimento por meio do lúdico, da integração com a tecnologia e da investigação científica da descoberta. Sabendo que no mundo em que vivemos a alimentação e as restrições alimentares são cada vez maiores entre as crianças, optamos por desenvolver com elas uma oportunidade de experimentação e descoberta de novos paladares e experiências. Assim, unimos atividades fora da sala de aula, utilizando o desemparedamento para o desenvolvimento das propostas. Esse momento de formação proporcionará uma vivência enriquecedora em uma escola desemparedada, com momentos de troca, aprendizado e principalmente com os participantes sendo ativos dentro da socialização. Aguardamos vocês com muito sabor!

Orientações: Recomendamos o uso de roupas confortáveis. 

EMEB José Sciamarelli Sobrinho

Tema: O entorno escolar: um mundo a ser explorado 

Ementa: Olhar de perto o rio, suas águas e seu entorno é sempre muito enriquecedor. No caso do braço do Rio Capivari, que passa atrás de nossa escola, existem pontos de assoreamento, trechos desmatados, pontos com descarte inapropriado de itens, como: embalagens e latinhas, em contraste com a água límpida. A proposta é refletir sobre os impactos do descaso humano com o meio ambiente, as consequências para ele e outras pessoas, uma vez que - no caso específico do rio a ser visitado - ajuda no abastecimento de outras cidades. A proposta é iniciar com uma roda de conversa sobre o tema, prosseguir para a visitação e concluir com outra roda para a reflexão da vivência. 

Orientações: Recomendamos o uso de roupas e calçados confortáveis. Galochas para quem quiser andar pelo rio. 

EMEB Profª Judith Almeida Curado Arruda

Tema: A boniteza do lugar: imersão em Arte, Ciências e composição estética 

Ementa: Temos o imenso prazer em convidar para a imersão em nossa escola para as vivências integradas, partindo do princípio do corpo ativo, atento e pesquisador, que dialogam com as propostas de música e educação musical, pesquisas com luz, sombra, fotografia e desenho, criação em artes com elementos da natureza. Nesse dia, os participantes poderão vivenciar por e com todo o corpo as propostas de estudo, reflexão e ação que nossa equipe teve a oportunidade de pesquisar e experienciar junto aos estudantes e a comunidade.

Orientações: Recomendamos o uso de roupas e calçados confortáveis e filtro solar. 

EMEB Profª Judith Arruda Carreta 

Tema: Ruas de brincar 

Ementa: A socialização pretende evidenciar uma prática de desemparedamento, fora do ambiente escolar, mais precisamente utilizando o espaço público no entorno da escola, com o objetivo principal de valorizar o brincar, um dos pilares essenciais para o desenvolvimento da criança. Será dividida em dois momentos: o primeiro, exposição do histórico e fundamentos que norteiam a prática e o segundo, atividade empírica de vivência da prática a ser realizada no local onde ocorre a ação com as crianças e/ou familiares. 

Orientações: Recomendamos o uso de roupa confortável. 

EMEB Prof. Lázaro Miranda Duarte 

Tema: Desemparedando da quadra: jogos e brincadeiras populares ao ar livre 

Ementa: Inspirados nas propostas de aprendizagem ao ar livre e no desemparedamento, surgiu a ideia de desemparedar da quadra, explorando o riquíssimo ambiente ao ar livre de nossa escola para a prática de atividade física, para brincar e jogar em espaços não estruturados. O objeto principal do conhecimento é o resgate de brincadeiras e jogos da cultura popular presentes no contexto comunitário e regional, o que possibilita o desenvolvimento integral dos estudantes, com momentos de fruição, interação, protagonismo, movimentos corporais, os quais serão experienciados pelos profissionais que conosco se inscreverem, pois, além da explanação, vivenciaremos algumas etapas do trabalho em nosso espaço ao ar livre.

Orientações: Recomendamos o uso de roupas e calçados confortáveis. 

EMEB Lucírio Valli

Tema: Os contextos de aprendizagem nos ambientes externos: relato de experiência da nossa unidade  

Ementa: O projeto institucional "Jardim das brincadeiras" valoriza a relação entre criança e natureza, o protagonismo infantil e a potência dos ambientes ao ar livre. Através das brincadeiras, pesquisas e explorações, as crianças ampliam seus conhecimentos sobre o mundo e se constroem enquanto sujeitos de direitos e produtores de cultura, tendo a natureza como lugar potencializador de sua aprendizagem. A vivência tem como objetivo apoiar os educadores na promoção de práticas pedagógicas que considerem as crianças como o centro do planejamento e valorize as áreas externas como locais potentes para organizar os contextos educativos. Venha, participe e vamos aprender juntos! 

Orientações: Recomendamos o uso de roupas confortáveis, boné, filtro solar e repelente de insetos. 

EMEB Luiz Bárbaro

Tema: Escola verde - o pomar e seus encantos 

Ementa: Qual o sabor da infância? Qual a cor da descoberta? No pomar "Bárbaro" essas perguntas são facilmente respondidas. Pesquisas, investigações, natureza, vivências, interações, levantamento de hipóteses, sensações e sentimentos fazem do nosso pomar um grande laboratório ao ar livre que favorece o protagonismo infantil, as descobertas e as aprendizagens. 

Orientações: Uso de roupas confortáveis, repelente e filtro solar. 

EMEB Prof. Luiz Biela de Souza 

Tema: As competências socioemocionais na escola: o que podemos aprender na e com a natureza 

Ementa: Esta socialização tem o propósito de refletir sobre a contribuição das competências socioemocionais para a Educação e como elas têm sido trabalhadas na nossa escola, tendo como eixo central a escuta e as potencialidades de aprender na e com a natureza. Proporcionaremos um momento especial aos educadores presentes, apresentando os resultados deste nosso percurso, oportunizando a todos o diálogo, a escuta e o contato com a natureza. 

Orientações: Recomendamos o uso de roupas, calçados confortáveis. 

EMEB Prof. Luiz de Carvalho 

Tema: Bosque da infância em busca das grandezas e miudezas 

Ementa: A criação de um bosque surgiu sendo mais uma etapa da busca de conexão com a natureza, a partir da escuta sensível das crianças. Com o empenho de toda a equipe escolar, conseguimos estender o sonho da criação do bosque aos familiares, e hoje, com a sua realização, as crianças podem usufruir de mais um espaço acolhedor, desafiador e potente. Grandes conquistas são possíveis e convidamos vocês a partilharem conosco deste momento encantador que favorece o protagonismo e o brincar com e na natureza. 

Orientações: Recomendamos o uso de roupas, calçados confortáveis e boné.

EMEB Luzia Francisca de Souza Martins

Tema: Alimentação saudável e horta escolar: do plantio à mesa da merenda 

Ementa: Quer saber um pouco mais sobre alimentação saudável e sustentável? Para isso, aprendemos sobre a pirâmide alimentar, compostagem, minhocário e o que são matérias orgânicas e inorgânicas. Com a coleta dos materiais orgânicos aprendemos a fazer uma compostagem e, para ajudar no processo, transformamos nossa compostagem em um minhocário. Gostariam de saber como se faz? O insumo produzido é utilizado na horta, no qual produzimos verduras e legumes orgânicos e fresquinhos que os estudantes degustam junto à merenda escolar. Venha conhecer nosso trabalho! Você vai se sentir mais perto da natureza. 

Orientações: Recomendamos o uso de roupas confortáveis, filtro solar e boné. 

EMEB Pref. Manoel Anibal Marcondes 

Tema: Pedagogia do Quintal: diálogos sobre as infâncias, desemparedamento, socializações e experimentações 

Ementa: Neste dia, apresentaremos o nosso plano de ensino, a história, a pedagogia da escola e suas referências bibliográficas. Hoje nosso “Quintal” cresceu, a natureza desse novo “Quintal” vem propor novos encontros, com o sol, com as plantas, com os pássaros e com a ancestralidade das construções coletivas. Levaremos como cultura da escola o nosso brincar, imaginar, crer e expressar. Estamos ansiosas para receber educadores de outras unidades escolares para a partilha e troca de experiências, apresentar um pouco do que é o nosso dia a dia no “Quintal”, nossos encontros com as infâncias e com a natureza. 

Orientações: Recomendamos o uso de roupas confortáveis e filtro solar. 

EMEB Marcos Gasparian

Tema: O Desemparedamento na construção da leitura e escrita 

Ementa: Este projeto teve como objetivo mostrar o trabalho de aprimoramento das habilidades de escrita, leitura e oralidade do 1° ao 5° ano utilizando diferentes metodologias e ferramentas tecnológicas educacionais que romperam a sala de aula e os muros da escola. As atividades de desemparedamento proporcionaram aos estudantes vivências significativas, pois tiveram oportunidades para trabalhar em equipe, escrevendo, dialogando, trocando experiências e expressando suas opiniões e sentimentos. Isso foi possível porque exploraram e utilizaram os espaços internos e externos da escola como um recurso de ensino. No decorrer do projeto, foi possível constatar que as crianças não apenas aperfeiçoaram as habilidades de escrita, mas também desenvolveram habilidades de comunicação, pensamento crítico e trabalho em equipe. Portanto, a formação dos estudantes tornou-se um processo rico, capacitando-os para a vida em sociedade como cidadãos autônomos e críticos. 

EMEB Profª Maria Angélica Lorençon 

Tema: Jataí na escola: pesquisa, natureza e tecnologia 

Ementa: Venham conhecer a Vila das Abelhas! Projeto incrível que estimula as crianças a desenvolverem o senso de pesquisa, aliando o Natural à tecnologia. Além da apresentação de material áudio visual da trajetória desse projeto que envolveu toda a comunidade escolar, será oferecida uma vivência com a meliponicultora Thaís Masi para captura de abelhas sem ferrão, ideal para os educadores que desejam iniciar ou ampliar o trabalho pedagógico com as abelhas sem ferrão. 

Orientações: Recomendamos o uso de roupas confortáveis, filtro solar e boné. 

EMEB Profª Maria Aparecida de Souza Almeida Ramos

Tema: A hora do chá 

Ementa: Feche os olhos! Respire fundo! Sinta o cheiro da terra molhada e das ervas frescas plantadas em nossa horta! Ouça os sabiás cantando...e, fica aqui o nosso convite: vamos tomar um chá? Você é nosso convidado para explorar os sentidos por meio da vivência imersiva "A hora do chá". Iniciaremos a proposta compartilhando sobre o nosso Projeto Institucional Naturelo e os impactos das experiências por ele proporcionados. A socialização contará com o plantio e colheita de ervas, bem como a preparação e a degustação de um chá. 

Orientações: Recomendamos o uso de roupas confortáveis, filtro solar e boné. 

EMEB Profª Maria Aparecida Silva Congílio

Tema: Olhares sensíveis - práticas inspiradas na abordagem Pikler 

Ementa: O que é desemparedar um bebê? Inspirados na abordagem Pikler, que trata da intencionalidade, da estruturação de novos olhares, da construção de vínculo entre bebê e educador, dos momentos de cuidado, observação, promoção da autonomia e do protagonismo infantil, pensamos em como mudar nossas ações e assegurar ao bebê seus direitos de aprendizagem, respeitando seu tempo e ritmo, acolhendo crianças e famílias de forma respeitosa, assegurando-lhes que a escola é um ambiente seguro, onde o bebê pode se sentir tranquilo e a família pode ter confiança em deixar o seu filho. Desemparedar os bebês vai muito além de levá-los para o lado de fora, mas principalmente em retirar os objetos de contenção e repensar os limites físicos da sala referência. Isso envolve a reflexão sobre o uso de carrinhos e cadeirões. 

Orientações: Recomendamos o uso de roupas confortáveis. 

EMEB Profª Maria de Lourdes Gonçalves Barros

Tema: Brincar livre: criança e natureza - os 4 elementos e os ritmos naturais 

Ementa: Relataremos o desenvolvimento do projeto "Brincar livre: criança e natureza", cujo objetivo é proporcionar a exploração, a experimentação, a criação e a investigação dos elementos da natureza como matéria prima natural, instigando a curiosidade e o interesse das crianças pelos processos científicos. A escola busca, com essas práticas, contribuir com o desenvolvimento pleno das crianças, colocando-as como protagonistas de seus saberes e conhecimentos, em busca de experiências direto com a natureza, sem deixar de fazer uso consciente dos recursos que ela disponibiliza. Sendo assim, convidamos os educadores para contemplarem e participarem desta experiência única de contextualização do trabalho pedagógico desenvolvido pela nossa equipe e o contato com os elementos da natureza como aportes ricos e profundos de conteúdos e de ampliação de experiência e conscientização da relação ser humano e natureza.  

Orientações: Recomendamos o uso de roupas confortáveis, boné, garrafa de água, filtro solar e repelente de insetos. 

EMEB Profª Maria Elizabeth Oliveira França da Silva

Tema: Crianças, interações, brincadeiras e natureza no contexto de uma escola antirracista - propostas de grande grupo 

Ementa: Socializaremos nossas propostas de vivências e experiências que proporcionam o desenvolvimento infantil, as diversas possibilidades de brincadeiras ao ar livre, que potencializam o Desemparedamento da Escola é nosso grande aliado na inserção das práticas antirracistas no contexto escolar, assim como nossa organização e planejamento para que tais propostas aconteçam no dia a dia de forma efetiva. Convidamos vocês para mergulharem nessa experiência, não só teoricamente, mas também vivenciando e usufruindo de nossas propostas com o corpo. 

Orientações: Recomendamos o uso de roupas confortáveis e filtro solar. 

EMEB Profª Maria Gemma Genari Carturan

Tema: Pequenas ações, grandes transformações 

Ementa: A infância é uma fase de muitos aprendizados e ideal para a construção de hábitos alimentares saudáveis. Na escola desenvolvemos atividades que contribuem para essa construção, passando pelas seguintes etapas: tolerar, interagir, cheirar, tocar, provar e comer. A nossa proposta é mostrar como essas aprendizagens ocorrem de forma prazerosa quando são proporcionadas ao ar livre, por meio de brincadeiras e experiências significativas para as crianças. Venha participar conosco, você é o nosso convidado especial neste dia! 

Orientações: Recomendamos o uso de roupas confortáveis. 

EMEB Profª Maria Lúcia Massarente Klinke 

Tema: Vem brincar: um olhar reflexivo sobre um espaço coletivo 

Ementa: A nossa proposta trata-se da ressignificação de um espaço da escola denominado “Vem brincar” que não estava sendo convidativo para as crianças, nem para os adultos. A ideia foi de transformar esse ambiente num ateliê organizado em contextos de aprendizagem que contemplasse as diferentes infâncias, replicando uma experiência já vivenciada pela equipe em anos anteriores e transformando esse lugar, que tem como metodologia, o trabalho com pequenos grupos e com as diferentes linguagens. Venha compartilhar conosco os prazeres e desafios de construir novos significados para esse espaço.

Orientações: Recomendamos o uso de roupas confortáveis. 

EMEB Profª Maria Thereza Almeida Pontes e Nogueira

Tema: Criança e natureza – encantamento, vivências e beleza 

Ementa: Estar na natureza e se conectar com ela é essencial. Viva esta experiência conosco e conheça o Projeto Institucional “Criança e natureza – encantamento, vivências e beleza”. Proporcionaremos uma imersão em vivências envolvendo: a horta e seus encantos, a feirinha e suas curiosidades, as tintas naturais e suas possibilidades e os elementos da natureza e suas potências. 

Orientações: Recomendamos o uso de roupas confortáveis, boné, filtro solar e repelente de insetos. 

EMEB Profª Marina de Almeida Rinaldi Carvalho 

Tema: Quintais do Marina 

Ementa: Quintais do Marina: práticas desemparedadas dos primeiros anos da EMEB Marina dentro do Projeto Institucional de Sustentabilidade. Venha dialogar com nossa equipe sobre as práticas e ações que ocorreram dentro deste projeto. Promoveremos um momento de troca entre os pares apresentando nossas soluções encontradas para as dificuldades do percurso. Organizaremos vivências de algumas etapas do projeto para que os participantes da SAP possam experienciar como o desemparedamento acontece em nossa escola.
Quem sabe a nossa experiência possa te inspirar ainda mais.

EMEB Profª Marly de Marco Mendes Pereira 

Tema: Gestão do Espaço Escolar- O Belo e Eu 

Ementa: Ao nos conectarmos com a natureza, despertamos o que há de mais belo em nós. De acordo com Gandhy Piorsky, a força imaginária que guia as crianças a explorar experiências fundamentais da vida está na sua interação com a natureza. Assim, ao compartilhar o projeto "O Belo e Eu" com vocês, desejamos demonstrar o potencial de transformação humana que reside no cuidado de uma planta e nas relações com os quatro elementos da matéria (terra, ar, água e fogo), que são as forças geradoras do autoconhecimento.  

Orientações: Recomendamos o uso de roupas e calçados roupas confortáveis, filtro solar e boné (chapéu). 

EMEB Profª Martha Burgos Pereira da Silva

Tema: Espaços de brincar 

Ementa: Brincar é um direito dos bebês e das crianças, é o modo de eles aprenderem, conectarem-se e expressarem-se, bem como compreenderem sobre a linguagem, as pessoas, os fenômenos da natureza e da sociedade. Proporciona momentos imprescindíveis ao seu desenvolvimento. No cotidiano escolar o brincar se faz sempre presente tanto quanto os cuidados integrais que visamos ofertar. Temos o cuidado de planejar esses ambientes, validando o desemparedamento e, cabe o destaque, aos educadores que organizam o espaço físico e planejam ações intencionais que favoreçam um brincar de inteireza. Enfim, brincar é conhecer o mundo!
Venham conhecer a simplicidade e grandeza do brincar dos bebês e crianças bem pequenas nos ambientes da Marthinha! Esperamos vocês!

EMEB Profª Melânia Fortarel Barbosa 

Tema: Patrulha Ambiental 

Ementa: Patrulha Ambiental é um projeto premiado que visa cuidar do espaço escolar de forma coletiva, conscientizando os estudantes sobre a importância de participar desse cuidado que beneficia não apenas a escola, mas também contribui para a formação cidadã e responsável, pois os incentiva a compartilharem suas opiniões e ideias na busca de solução para os problemas encontrados. Faz parte do projeto introduzir nas atividades curriculares: conceitos de sustentabilidade, preservação ambiental, cuidado com a saúde e respeito pela natureza, demonstrando como o cuidado do espaço escolar relaciona-se com a proteção do meio ambiente e cuidado com a saúde. Ao integrar essas práticas de forma consistente e envolvente é possível a compreensão da importância da participação ativa e do cuidado coletivo não apenas na escola, mas também em suas vidas cotidianas. 

Orientações: Recomendamos o uso de roupas e calçados confortáveis, boné e filtro solar. 

EMEB Profª Mercedes Basile Bonito

Tema: O elemento fogo na Educação Infantil 

Ementa: Nesta vivência pedagógica, propomos uma exploração cuidadosa e enriquecedora do elemento fogo na Educação Infantil. Abordaremos a relevância, a promoção de práticas seguras e o potencial criativo desse elemento natural, proporcionando uma experiência educativa significativa.
Nossos principais objetivos são: compreender o valor pedagógico do fogo na Educação Infantil, estimular a criatividade e a exploração sensorial das crianças, estabelecer conexão com a natureza e integrar conceitos científicos relacionados ao fogo na Educação. 

EMEB Prof. Naman Tayar

Tema: Conhecendo a comunidade do Jardim São Camilo 

Ementa: A proposta é oferecer uma vivência de inserção ao bairro do Jardim São Camilo, por meio de uma caminhada. Poder conhecer, de perto, como é nossa comunidade: ruas, vielas, casas e moradias. Hoje, 70% das crianças que frequentam a nossa escola são oriundas desse bairro. O objetivo é despertar um sentimento de empatia e poder proporcionar uma interação mais afetuosa com as crianças e famíliasl, além de poder pensar e planejar parcerias com a comunidade e criar projetos para melhorias tanto no aspecto social, quanto emocional. Após a caminhada, a qual será guiada por um líder comunitário, retornaremos para nossa escola e faremos um momento de troca de ideias e impressões dessa vivência. Será apresentado também o impacto dessa vivência com a nossa equipe no momento de planejamento no início do ano letivo. 

Orientações: Recomendamos o uso de roupas, calçados confortáveis, boné, filtro solar e garrafa de água. Em caso de chuva, levar capa de chuva, galocha e guarda-chuva. 

EMEB Prof. Nassib Cury 

Tema: Verde Literário 

Ementa: Verde Literário é a compilação de experiências vivenciadas pelas crianças na perspectiva do desemparedamento. Possibilitar momentos de leitura em suas diversas concepções, fazendo uso de um ambiente acolhedor que pode ser o responsável pela criação de uma memória afetiva, faz do local embaixo da grande árvore de nossa escola um lugar especial. A partir da leitura de um livro inspirador, será possível compreender a intencionalidade pedagógica no uso da horta e do pomar como ambientes potentes de aprendizagem. Acessar, por meio digital, o registro das crianças em suas diversas competências torna os ambientes locais ricos na ampliação da fluência leitora. A proposta é inspirar! 

Orientações: Recomendamos o uso de protetor solar, roupas confortáveis e calçados fechados. 

EMEB Prof. Nelson Álvaro Figueiredo Brito 

Tema: "Da horta ao prato" -

 práticas de incentivo a uma alimentação mais saudável 

Ementa: Venha vivenciar diferentes contextos de experiências que podem levar as crianças à interagirem com alimentos de um modo diferente. Além de cultivar e cuidar de verduras e vegetais, nosso trabalho tem como objetivo aguçar os sentidos e a curiosidade delas para terem uma relação mais próxima com a alimentação saudável. O uso de equipamentos comunitários pode ser um espaço potente de aprendizagem e exploração, criando uma relação mais ampla com nosso bairro, proporcionando também novas formas de contato com a natureza e o convívio com outros agentes da comunidade escolar. 

Orientações: Recomendamos o uso de boné, guarda chuva, filtro solar e roupas confortáveis. 

EMEB Profª Nilse Moraes Leite

Tema: Brincantes na natureza: a utilização de tintas naturais e elementos da natureza num contexto diversificado 

Ementa: Venha participar de uma vivência ao ar livre com um delicioso acolhimento em nossa creche! Aqui a participação, o protagonismo e a escuta das nossas crianças são o carro-chefe para a potencialização das propostas. Se você quer conhecer um pouco do nosso trabalho, venha nos prestigiar num momento de encantamento, com um delicioso café da manhã, ouvindo uma bela história ao ar livre no nosso galinheiro. Além de confeccionarmos um boneco de graveto e nos divertirmos com uma pintura tendo como suporte tintas naturais. 

Orientações: Recomendamos o uso de roupas e calçados confortáveis. 

EMEB Profª Odila Richter 

Tema: Explorando o ambiente: vida de inseto 

Ementa: Quem nunca, quando criança, parou para ver uma fila de formiguinhas? Ou ficou encantado com as cores, o tamanho das asas ou a quantidade de pernas de algum inseto? Essa curiosidade da infância inspirou a criação da sequência didática "Explorando o Ambiente: Vida de Inseto", cuja apresentação garantirá uma experiência educativa e interativa, que mostrará como os estudantes mergulharam no fascinante mundo dos insetos, compreendendo sua ecologia, comportamento, importância e impacto em nossos ecossistemas. A turma do 2º ano participou da sequência, através de práticas ancoradas no conceito de desemparedamento e no protagonismo infantil. A partir da interdisciplinaridade, o trabalho também promoveu a alfabetização por meio do contato com a natureza e das descobertas em situações de cuidado de plantas e animais nos espaços da escola e fora dela. Venha ampliar seus saberes conosco e conhecer uma escola rural de Jundiaí, onde o olhar infantil é espontaneamente voltado para a natureza! 

Orientações: Recomendamos o uso de roupas e calçados confortáveis, boné, protetor solar. 

EMEB Prof. Oscar Augusto Guelli 

Tema: Dia da Família: bem-estar, natureza e cidadania 

Ementa: Pensando em oportunizar o contato com ambientes ricos em natureza e também o acesso aos equipamentos públicos do município, elaboramos uma vivência com nossos estudantes e seus familiares no Parque da Cidade. Para apresentar a proposta na VII SAP, adaptamos as ações e as realizaremos na escola, também privilegiada em áreas verdes e espaços livres para o brincar. No período da manhã proporcionaremos uma vivência com gincanas e brincadeiras recreativas, meditação, alongamento, dinâmica de integração e atividade de leitura/contação de história em um ambiente especialmente organizado para um chá literário. No período da tarde a vivência terá gincanas e brincadeiras recreativas, dança, alongamento, dinâmica de integração e atividade de leitura/contação de história em ambiente, especialmente, organizado para um chá literário.

Orientações: Recomendamos o uso de roupas e calçados confortáveis, boné, protetor solar e também que tragam uma toalha ou canga ou esteira. 

EMEB Prof. Owen Zílio

Tema: Jardim verde: horta desconstruída e parque naturalizado. O espaço das possibilidades! 

Ementa: Queridos educadores!
Vamos cultivar em um espaço alternativo de maneira não convencional! Ter vivências com a natureza, seus cheiros, formas, cores e sabores!!!
Em nosso Jardim Verde, onde desenvolvemos algumas etapas do Projeto Horta Escolar, existe um processo muito interessante que antecede o plantio, quer conhecê-lo? Você irá se surpreender com essa prática e terá a oportunidade de apreender um pouco sobre o nosso espaço e vivenciar as propostas realizadas pelas crianças no decorrer do ano letivo. Neste dia, todos os educadores e educadoras participarão de um processo intenso, rico e prazeroso que vai desde o planejamento e criação de um canteiro até o plantio, de forma cíclica que valoriza a continuidade.
Venha experienciar esse momento agradável e lúdico! 

Orientações: Recomendamos que no dia da socialização estar vestido com roupas confortáveis, boné, uso de protetor solar, repelente (se desejar) e trazer uma garrafinha de água. 

EMEB Profª Patrícia Pires 

Tema: Corpo, alma e natureza na escola: a potência dos espaços externos   

Ementa: Pensar "Corpo, alma e natureza na escola" teve um grande significado em nossa atuação e proposta. Partimos das concepções trazidas pelas crianças sobre esses conceitos. Desde esse momento, observamos atentamente a relação nata entre as crianças e a natureza, assim como seus interesses e suas curiosidades. Nesta VII SAP, realizaremos a narrativa da experiência de transformações na escola, assim como da promoção do estabelecimento de novas formas de habitá-la. Convidamos os educadores para participarem de "corpo e alma" de experiências entre si e os elementos: fogo e terra (período da manhã) ar e água (período da tarde), por meio de narrativas e produções próprias, a partir da interação com esses elementos e a singularidade de cada sujeito, permitindo também, novas reflexões sobre a cultura da infância e produção infantil.  

EMEB Prof. Pedro Clarismundo Fornari 

Tema: Gotas de Afeto: o desemparedamento proporcionando um mundo de descobertas! 

Ementa: A socialização “Gotas de Afeto” pretende mostrar que trabalhar com o gênero carta pessoal pode ir muito além da leitura, interpretação, despedida e assinatura e pode envolver sentimentos e memórias. Por meio de práticas de desemparedamento, estudantes e professores deixaram de ser apenas redatores para viabilizar meios alternativos de entrega das produções nas casas das nossas crianças, envolvendo até mesmo o comércio local. A visita à uma agência de correios foi algo mágico e proporcionou um universo de descobertas. Nosso objetivo é partilhar e inspirar a aproximação entre professores, crianças e famílias, contando sobre a experiência que nos levou ao conhecimento de seres humanos incríveis, cuja simplicidade e humildade de se dispor a aprender produziram encantamento e mudanças no nosso olhar, afinal nossos pequenos escreveram palavras e ensinaram-nos a ler seus mundos por uma nova perspectiva.

EMEB  Pedro de Oliveira

Tema:  Observação do entorno escolar: educação para o trânsito

Ementa: Por meio da problematização no trânsito no entorno da unidade escolar, foi possível realizar uma proposta de desemparedamento com reflexões dos diferentes usuários - estudantes, pais, educadores, comunidade e agentes de trânsito - que juntos puderam vivenciar o processo educativo, com mudança de postura e maior segurança de todos. 

Orientações: Recomendamos o uso de roupas e calçados confortáveis e boné. 

EMEB Dr. Ramiro de Araújo Filho 

Tema: Se faz bem para as minhocas, faz bem pra mim! Torre de minhocas – experiências com compostagem em nossa horta  

Ementa: Nesta vivência, os educadores serão convidados a conhecer e realizar todo o processo de construção e cuidado da "Torre de minhocas", uma técnica de compostagem que pode ser produzida com materiais de fácil acesso. Além disso, teremos uma roda de conversa para troca de experiências, com alguns registros de nossa documentação pedagógica, demonstrando que a proposta envolveu toda a comunidade escolar e foi uma estratégia didática que permitiu o protagonismo de nossas crianças. Vale ressaltar que, por meio da experiência com a alimentação das minhocas, as crianças puderam perceber a importância da alimentação saudável, modificando de forma significativa seus hábitos alimentares na escola e também em casa. 

Orientações: Recomendamos o uso de roupas confortáveis. 

EMEB Dep. Ranieri Mazzilli 

Tema: Um entorno de aprendizagens 

Ementa: A nossa prática de desemparedamento convida os educadores a caminhar e conhecer o entorno da unidade escolar, os elementos naturais e urbanos, os espaços públicos e privados, a conservação do espaço, observando a sinalização de trânsito e visualizando mapas e maquetes das ruas adjacentes à escola. A partir dessa vivência, pretendemos identificar as potencialidades e fragilidades do bairro e motivá-los a levantar dados com seus estudantes sobre o entorno de suas unidades escolares, inspirando boas práticas de ensino e aprendizagem. 

Orientações: Recomendamos o uso de roupas e calçados confortáveis, boné e filtro solar e que tragam uma garrafinha com água. 

EMEB Prof. Reynaldo de Montalvão Basile 

Tema: A importância da estética nos contextos investigativos 

Ementa:A estética desempenha um papel crucial no processo de aprendizado de crianças pequenas, contribuindo para a criação de ambientes enriquecedores, acolhedores, imaginativos e motivadores.Quando incorporamos a estética aos contextos investigativos com materiais previamente selecionados e organizados, incluindo ao que é proposto, os elementos da natureza, proporcionamos espaços de pesquisa, aprendizado, criatividade e descoberta. Isso oferece às crianças a oportunidade não apenas de adquirir conhecimento, mas também de explorar a beleza, permitindo que elas se tornem protagonistas de suas próprias jornadas de aprendizado e pesquisa. Nesse dia, vocês terão a oportunidade de ver "ao vivo" alguns contextos investigativos montados para apreciação, além de conhecerem um pouquinho do nosso percurso de construção da prática e formação pedagógica para chegarmos até aqui!
Além disso, teremos um gostoso bate-papo para troca de experiências! 

Orientações: Recomendamos o uso de roupas confortáveis. 

EMEB  Rotary Club

Tema: O segredo das plantas 

Ementa: A natureza é simplesmente fascinante e as crianças pequenas são naturalmente curiosas sobre o mundo ao seu redor. Os experimentos científicos dão vida a esse aprendizado e embasadas nas formações da "Casa do Pequeno Cientista", convidamos todos a olharem a natureza com os "olhos de crianças", descobrindo como são produzidas tintas naturais extraídas de plantas, observando os formatos, as cores e os aromas dos diferentes tipos de folhagens e desvendar, junto com nossa equipe, os segredos das plantas. 

EMEB Profª Rute Miranda Duarte Sirilo 

Tema: Ambiente inspirador: a potência da natureza nas aprendizagens  

Ementa: Queridos educadores e queridas educadoras!
Será um prazer recebê-los(as) em nossa escola. Pretendemos compartilhar com vocês um pouquinho das nossas vivências, aproveitando a localização privilegiada em que estamos. A escola é rural e está inserida em um ambiente rico, favorecendo as práticas de desemparedamento e a interação com o ambiente e com a natureza, de maneira muito diversificada. Na socialização, mostraremos algumas propostas pedagógicas desenvolvidas em espaços ao ar livre, mais amplos, mais verdes e mais naturais, que proporcionam ao estudante a oportunidade de aprender com e na natureza, bem como desenvolver as diversas habilidades previstas para o seu desenvolvimento.
Venha vivenciar um dia no campo!

Orientações: Recomendamos o uso de boné, roupas e sapatos confortáveis para a caminhada, filtro solar e garrafinha de água. 

EMEB Profª Ruth Carturan Wiemann 

Tema: Aprender a cuidar: de mim, do outro e do espaço 

Ementa: O Projeto Institucional nasceu da reelaboração de práticas anteriores, entretanto durante seu percurso foi modificado de acordo com as necessidades apresentadas, era preciso pensar mais do que simples mudanças de espaço, mas quem são as crianças e os educadores que ocupam esses espaços? Quais suas necessidades? Quais suas fragilidades? Foi preciso repensar nossas formas de pensar o tempo das crianças na escola, as formas de planejar e registrar as aprendizagens. Nosso convite não é para conhecer uma receita pronta, mas um jeito de pensar a escola das infâncias. 

EMEB Irmã Úrsula Gherello 

Tema: Ambiência: a comunidade escolar atuando na transformação dos espaços 

Ementa: Desde a mudança de prédio, em 2022, vimos a necessidade de uma intervenção no espaço externo, pois entendemos que tal espaço é um local de encontro, vivências, experiências…. e precisa ser acolhedor. O jardim, localizado próximo à entrada da escola, foi escolhido como o primeiro local de intervenção.
Para garantir o sucesso desse projeto, contamos com a expertise de um engenheiro florestal e de uma bióloga, que conduziram rodas de conversa envolventes com os estudantes. Essas conversas não apenas expandiram o conhecimento deles sobre ecossistemas e biodiversidade, mas também inspiraram um senso de apreço pelo ambiente no qual convivemos e pela natureza que nos cerca. Diversas atividades pedagógicas foram desenvolvidas de forma concomitante com a intervenção prática na área do jardim, que contou ainda com a participação ativa da comunidade escolar. Venha conhecer nosso trabalho e ver de perto a transformação ocorrida em nossa escola! 

EMEB Pref. Vasco Antonio Venchiarutti 

Tema: Brincadeiras que aquecem o coração 

Ementa: "Brincadeiras que aquecem o coração" é uma prática que busca resgatar a infância como um espaço de alegria e aprendizado, envolvendo toda a equipe escolar e as famílias. Resgata o espaço da rua, como um ambiente lúdico, seguro e desenvolve o protagonismo e a participação ativa das crianças. A socialização da prática ocorrerá em duas etapas: acolhimento e planejamento na escola; e, a vivência na rua - proporcionando uma experiência autêntica que evocará memórias felizes da infância. Destacamos o conteúdo e formato desta abordagem, alinhados às metodologias ativas, para melhor engajamento e participação dos envolvidos.

Orientações: Recomendamos o uso de boné, roupas e sapatos confortáveis para a caminhada, filtro solar e garrafinha de água. 

EMEB Prof. Waldemir Savoy 

Tema: Vamos dar chá para a natureza? 

Ementa: Já dizia Manoel de Barros, que o nosso quintal é maior que o mundo e quando esse mundo é habitado por crianças, temos a certeza que elas estão vivendo e experienciando cada canto. Sabemos que existem muitos quintais e, por isso, queremos compartilhar um pouco do nosso quintal, das nossas vivências e das nossas propostas a partir da sensibilidade e da curiosidade de cada criança que aqui brinca e que um dia olhou para a natureza e percebeu que ela precisava de chá. Chá para renovar, chá para plantar, chá para crescer, chá para colher, chá para explorar, chá para se encantar. Vamos dar chá para a natureza? Que tal nos inspirar, restaurar, ampliar e despertar nossos interesses e nossas visões enquanto educadores? Venha conosco dar chá para a natureza e se encantar com todas as possibilidades que eles podem nos proporcionar. 

Orientações: Recomendamos o uso de roupas e calçados confortáveis. 

EMEB Wilma Nalin Fávaro

Tema: A natureza no cotidiano da creche: ser natural é essencial 

Ementa: Vivenciar o espaço do bosque da escola organizado com a intencionalidade de promover diferentes aprendizagens, a partir da relação com o mundo natural, um mundo que exala aromas, floresce, frutifica, emite sons e tem sabores diversos, por meio do próprio corpo e sentidos. Como é possível viver o cotidiano da creche com mais verde, promovendo uma aprendizagem ao ar livre? 

Orientações: Recomendamos o uso de roupas e calçados confortáveis, filtro solar.